• Abel vira de técnico mais longevo do Brasileirão com 34 meses de vantagem para Ceni

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/jul 23:55
    Por Estadão

    Abel Ferreira é o técnico mais longevo do futebol brasileiro. No comando do Palmeiras desde novembro de 2020, o português soma quatro anos e oito meses no cargo e assumiu a liderança do ranking após a demissão de Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza. O argentino deixou o clube cearense depois de cinco temporadas, em meio a uma das piores sequências desde sua chegada, com a equipe na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

    Considerando as equipes da Série A, Rogério Ceni, no comando do Bahia desde setembro de 2023, está atrás do palmeirense. A diferença entre eles chega a 34 meses. Ceni conquistou, neste ano, o Campeonato Baiano, seu primeiro título à frente do clube.

    Quem fecha o top-3 é Léo Condé, do Ceará. O treinador foi contratado pela equipe cearense em 27 de junho de 2024 e venceu o Estadual deste ano.

    Entretanto, se considerarmos clubes além da primeira divisão, a segunda posição pertence a Jorge Castilho, que dirige o Maringá desde abril de 2021 e acumula três vice-campeonatos estaduais.

    No próprio Palmeiras, Abel também estabeleceu um feito histórico ao ultrapassar a marca de Oswaldo Brandão, técnico que comandou o time por três anos e sete meses, entre 1971 e 1975.

    A trajetória de Abel no Palmeiras começou com vitória sobre o Red Bull Bragantino, pela Copa do Brasil, poucos dias depois de ser contratado.

    Desde então, ele se tornou o treinador mais vitorioso do clube no século, com dez títulos conquistados: duas Copas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022), três Campeonatos Paulistas (2022, 2023 e 2024), dois Campeonatos Brasileiros (2022 e 2023) e uma Supercopa do Brasil (2023).

    A campanha recente com maior destaque foi a participação do Palmeiras no Mundial de Clubes. A equipe avançou até as quartas de final, mas acabou eliminada pelo Chelsea em um confronto duro que marcou o fim da trajetória alviverde na competição.

    Top-5 técnicos mais longevos do Brasileirão

    Abel Ferreira (Palmeiras) – 4 anos e 8 meses

    Rogério Ceni (Bahia) – 1 ano e 10 meses

    Léo Condé (Ceará) – 1 ano e 17 dias

    Roger Machado (Internacional) – 11 meses

    Filipe Luís (Flamengo) – 9 meses

    Últimas