• Licitação para empresa que irá contratar funcionários do Sehac é suspensa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/jul 04:23
    Por Les Partisans

    Lembra da licitação feita pelo Sehac para contratar uma empresa, pelo prazo de cinco anos, que seria responsável por disponibilizar médicos e dentistas para o Hospital Alcides Carneiro, as três UPAs e outras unidades de Saúde? O certame, que já estava marcado, foi suspenso pelo Serviço Autônomo. De acordo com a Secretaria de Saúde, a paralisação se deu por conta de adequações que serão feitas no processo. No portal da transparência do Sehac, não há informações sobre a suspensão. A única movimentação é um pedido de impugnação do edital, feito por uma empresa, alegando incongruências no processo, como um excesso de chefia nos plantões, a exigência de capital social mínimo de 5% do valor do contrato (que tiraria, segundo a empresa, competitividade) e outras questões burocráticas. No entanto, o Sehac negou o pedido de impugnação, o que permitiria a continuidade do processo. A retirada de pauta ocorreu por conta própria e não existe prazo estipulado para a retomada.

    Devo, não nego, pago quando puder

    E, depois de muito atraso e muita luta, os terceirizados da Capital enfim tiveram seus salários quitados. Mas há alguns problemas que não foram resolvidos: os estagiários, por exemplo, não tinham recebido seus salários até ontem. Vale lembrar que, na educação, muitos deles atuam no apoio a crianças com o Transtorno do Espectro Autista.

    Balanço geral

    Terminada a Bauernfest, a organização corre para contabilizar os números da festa: movimentação econômica, ocupação hoteleira, número de pessoas, etc. O DataPartisans, que não tem nenhuma amostragem científica, já crava: a festa ficou lotada durante todo o período. A imensa quantidade de ônibus chegando à cidade, a garagem da Petro Ita, que serviu de estacionamento, completamente lotada e as fotos da própria festa em si são indiscutíveis. O trânsito sempre é um ponto de insatisfação, mas vale dizer que neste ano houve maior número de controladores, com a convocação dos aprovados no concurso. Além disso, o congestionamento seria muito pior se não fosse a contenção dos ônibus de turismo nas entradas da cidade.

    Questão de logística

    Os pontos positivos não tiram a necessidade de algumas críticas construtivas. Se a logística fora da festa funcionou bem, dentro, no Palácio de Cristal e na Rua Alfredo Pachá, foi o maior perrengue. Ficou apertado, por exemplo, entrar no Palácio de Cristal. De repente está na hora de se estudar formas de melhorar o fluxo interno para priorizar a circulação na festa, melhorando a experiência. E, como teve muita gente, o tempo de espera para as comidas típicas também foi alto nas tardes de sábados e domingos.

    Repara só nessa foto, que mostra a Bauernfest lotada neste domingo. Partisans que passaram pela festa notaram e a imagem comprova: o que bombou mesmo na Bauernfest foi um simpático chapeuzinho vermelho, distribuído por uma cervejaria… que não foi a patrocinadora oficial do evento. Acabou roubando a cena, provando que, com criatividade, dá para se destacar.

    Força da máquina e do voto

    A primeira medida tomada por Cláudio Castro após a crise do racha com a família Bolsonaro foi visitar a Bauernfest e prestigiar o prefeito Hingo Hammes. Não é por acaso. Ainda com a máquina estadual, Castro tem em sua mão o mapa eleitoral de cada cidade e não quer abrir mão dos 108 mil votos que Hingo tem na manga, um ativo poderosíssimo que ninguém quer abrir mão.

    Eu sou você amanhã

    Assim como a capital, Nova Friburgo também está abandonando o Riocard e adotando sistema próprio de bilhetagem, o “Partiu”. Esse deve ser o caso de Petrópolis, já que o controle do caixa é uma das principais medidas da gestão Hingo Hammes no transporte.

    Baú da felicidade

    Já tem apelido a lei que institui a loteria municipal: Betrópolis. Agora que a lei foi sancionada, Partisans mais maldosos dizem que faz sentido: do jeito que as coisas vão, aumentar a arrecadação é uma loteria e só contando com a sorte mesmo.

    Como a gente vem falando, a Bauernfest é só o início da alta temporada na cidade. Neste fim de semana, os distritos vão bombar com diversos eventos. Um deles é o Petrópolis Moto Fest, que vai ocorrer no fim de semana no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. A abertura será na sexta com shows das bandas River Raid e Capital Elétrico. A programação completa foi divulgada ontem e pode ser conferida nas redes sociais do evento: @petropolismotofest.

    Contagem

    Estamos há 2 anos, 2 meses e 9 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.

    Últimas