Starmer e Macron anunciam plano de cooperação bilateral para lidar com fluxos de migração
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciaram um plano “piloto” de cooperação bilateral para lidar com fluxos de migração ilegal, durante coletiva de imprensa conjunta nesta quinta-feira (10).
De acordo com os líderes, migrantes que cheguem ao Reino Unido em pequenos barcos ilegais serão retornados para a França rapidamente e, em troca, um indivíduo diferente poderá entrar por rotas legais em território britânico a cada migrante apreendido. A troca estará sujeita a verificações de segurança restritas, rotas legais e controladas, e somente poderão participar indivíduos que não tentaram entrar no Reino Unido ilegalmente.
Ambos também reiteraram o apoio do Reino Unido e da França à Ucrânia, revelando a intenção de construir uma “nova força multinacional” em apoio ao país, que será sediada em Paris e terá como objetivo dar suporte para o acordo de paz.
Em seu discurso, Macron afirmou que os países concordaram em aumentar a cooperação franco-britânica em defesa, inteligência artificial (IA), espaço, tecnologias cibernéticas, entre outras áreas, para enfrentar os “desafios em comum”. O presidente francês classificou os planos como um “recomeço” das relações bilaterais após o Brexit e disse que não descarta uma coordenação mais próxima entre as duas potências nucleares da Europa.
Macron também comentou sobre a situação de conflitos no Oriente Médio, pedindo a libertação de reféns israelenses e uma solução de dois Estados que reconheça a Palestina como uma nação. “Israel deve viver em paz com seus vizinhos”, disse.