• Instituto Histórico de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/jul 08:00
    Por Fernando Costa

    O Instituto Histórico de Petrópolis, fundado em 25 de setembro de 1938, portanto às vésperas de completar oitenta e sete primaveras, através de sua presidente, Dra. Elizabeth Maller, louvável diretoria, demais presidentes, gestões anteriores e membros da instituição, vem dando prosseguimento às celebrações do octogésimo sexto aniversário de sua fundação e realizando rica pauta de conferências, participações, diversas cerimônias de posses e sessões honoríficas.

    No dia 13 de junho do ano em curso, em concorrida cerimônia na UNIFASE, Sala Arthur Sá Earp Neto,  o I.H.P. recebeu a Medalha Köeler, maior condecoração concedida a personalidades e instituições que prestam relevantes serviços à municipalidade.

    Essa honraria é conferida através da Câmara Municipal. A Medalha Köeler no Grau Cruz de Distinção vem coroar a dedicação à cultura, história e memória da Cidade Imperial.

    Foi indicada pela Câmara Municipal de Petrópolis, através do então Vereador e atual Secretário de Governo, Fred Procópio.

    Entre as autoridades presentes o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o Prefeito Municipal de Petrópolis, Hingo Hammes; a Reitora da UNIFASE, Professora Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves; o Diretor da Escola de Magistratura do TJ-RJ, Desembargador Cláudio Luis Braga Dell’Orto, Diretor Geral da EMERJ e os membros da diretoria do I.H.P, a Presidente do I.H.P, Elizabeth Maller; a Vice-Presidente, Vera Abad; o Tesoureiro, Luiz Carlos Gomes; o Diretor de Relações Públicas e Cerimonial, Fernando Antônio de Souza da Costa; e o Diretor do Museu Imperial e membro do I.H.P, Mauricio Vicente Ferreira Junior.

    No dia 18 de junho, às 19h, a presidente do I.H.P., Dra Elizabeth Maller prestigiou as celebrações alusivas aos 120 anos de fundação da Paróquia de Santo Antônio do Alto da Serra, ocasião em que foi inaugurado o Salão Frei Leão na Matriz Paroquial.

    A solenidade de inauguração do salão Frei Leão, ficou a cargo do Padre Moisés Fragoso, que descerrou a placa comemorativa. Entre os presentes, o Revmo. Pe. Alex, Pároco da Igreja de Santo Antônio.

    No dia 23 de junho, segunda-feira, às 19h, na sede da Casa de Cláudio de Souza, ocorreu a palestra “Aconteceu no Ocaso da Vida imperial…” proferida pelo professor, dramaturgo, escritor, poeta e ex-presidente do I.H.P., Joaquim Eloy Duarte dos Santos, presente também sua filha, a escritora e presidente da Escola de Música Santa Cecília, Janine Meirelles.

    A mesa foi composta pela presidente do I.H.P., Dra. Elizabeth Maller; vice-presidente, Vera Abad; diretor-Tesoureiro, também secretário “ad hoc” Luiz Carlos Gomes, entre os presentes, membros e convidados, o associado e membro da Família Imperial, Dom Pedro Carlos de Orleans e Bragança junto de sua esposa, Dona Patrícia.

    O querido confrade e mestre, Joaquim Eloy, proporcionou a todos nós inesquecíveis momentos revivendo a história entremeada em irretocável interpretação artística durante a memorável alocução.

    No dia 24 de junho, realizou-se a solenidade de posse do Exmo. e Revmo. Pe. Thomas Andrade Gimenez Dias às funções de Pároco da Catedral São Pedro de Alcântara e do Vigário Paroquial Exmo. e Revmo. Pe. Alexandre Sobral Arosa. Padre Thomas é associado do I.H.P. em cuja instituição presta inestimáveis contribuições à cultura. Repleto em alegria compareci como integrante do imenso rebanho de Cristo à Sagrada Eucaristia e posse do caríssimo amigo e Sacerdote e também, como representante do I.H.P.

    No dia 27 de junho, às 19h, abertura da 36º Bauernfest – Festa do Colono Alemão, promovida pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, Clube 29 de Junho, com a presença da presidente, Elizabeth Maller.

    Em 28 de junho prestou-se a homenagem ao Monumento Köeler, localizado à Praça Princesa Isabel.

    Autoridades presentes à Solenidade no Monumento de Köeler, o Prefeito Municipal Hingo Hammes; o Vice-Prefeito, Baninho; o Presidente do Clube 29 de Junho, Márcio Haubrich; Sr. Romam Keisck, o diretor e orador do Clube, Dr. Luiz Carlos Gomes, diretor Tesoureiro e à ocasião foi o orador representante do IHP; a Primeira Dançarina da Bauernfest, Maristela Esch; Cláudia Costa, representante do Museu Imperial, a realeza da Bauernfest e os Secretários de Governo.

    Eis um trecho do belo discurso do historiador e confrade Luiz Carlos Gomes:

    “Despedimo-nos dos vizinhos, dos amigos, dos parentes… As lágrimas correm pelas faces. A certeza de que jamais voltaremos a nos ver, dói, dói muito.
    O navio afasta-se lentamente do porto. Um último aceno à mãe Pátria já distante, mas ainda próxima Rumo ao grande mar aberto. Ao desconhecido…
    Dias e dias de desconforto, enjoo, má alimentação e outras agruras.
    Desembarcamos. Vemos pessoas diferentes, algumas mulheres com roupas muito coloridas, homens quase desnudos… Que curioso!
    Novamente embarcamos e atracamos em um pequeno porto. Ao fundo descortinam-se montanhas cobertas por um verde exuberante.
    Que viagem cansativa. Caminhos íngremes, pedregosos, pelo meio de magnífica floresta.
    Chegamos a um vale. Era o dia 29 de junho de 1845.
    Construímos nossas casas, desbravamos as terras circunvizinhas, conhecemos animais nunca vistos: pássaros, aracnídeos, répteis, felinos…
    Trabalhamos na construção do Palácio do Imperador, plantamos, exercemos nossos ofícios…”

    PREFEITO HINGO HAMMES feche os olhos e veja o seu ancestral LORENZ HAMMES relendo as páginas de um diário imaginário
    Também feche os olhos, PRESIDENTE MARCIO HAUBRICH, e ouça seus tetravós JACOB HAUBRICH e MARIA CATHERINE THEISEN contando as passagens da vida.

    Sim, senhoras e senhores, essa poderia ser a história de um AULER, BAUER, CHRIST, DEISTER, ECKHARDT, FECHER, GABRICH, HAMMES, INDSTEIN, KRAUS, LATSCH, MAIWORM, NICOLAI, ORTH, PFEIFFER, RAEDER, SATTLER, TESCH, ULRICH, VOGEL, WECKMULLER, ZILLIG… ou de qualquer outro colono que aqui chegou
    há 180 anos.
    Colonos, como o enfermeiro diplomado PETER MAIWORM; como o professor HEINRICH JOSEPH MONKEN, como o agricultor GEORGE CHRISTIAN WEBLER, como o marceneiro JACOB NICOLAI, como o lapidário HEINRICH SIEBER, como o escultor KARL SPANGENBERG, que construíram com luta, perseverança, dedicação e amor a nossa querida PETRÓPOLIS, cidade – símbolo do nosso estado, admirada em todos os rincões do Brasil e conhecida em quase todos os países do mundo.

    Agradeçamos, senhoras e senhores, a saga dessas mulheres e desses homens e ao Major Julius Freidrich KÖELER, que foi o nosso grande ideializador.
    Cumprimento ao Prefeito HINGO HAMMES e ao CLUBE 29 DE JUNHO, na pessoa de seu presidente MARCIO HAUBRICH pela reverência a esta marcante significativa data. QUE JAMAIS OLVIDEMOS 29 DE JUNHO 1845!”

    No dia 28 de junho, às 19h, realizou-se a posse Canônica do Exmo. e Revmo. Padre Adenilson Silva Ferreira ao cargo de Pároco da Igreja de São José de Itaipava, Município de Petrópolis, em concorrida Celebração Eucarística sob presidência do Exmo. e Revmo. Bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, presentes, também, os Revmos. Padres Carlinhos, João Marcos, Rodrigo Alberti, o Diácono Marquinhos, Seminaristas, Coroinhas, religiosos e o imenso rebanho ali presentes às boas – vindas ao querido Pastor. A presidente Elizabeth Maller esteve presente à bela e comovente cerimônia.

    Aplausos ao Instituto Histórico de Petrópolis pela significativa trajetória em prol da cultura e engrandecimento da história e da memória da Cidade de Petrópolis.

    Últimas