
Trump ameaça países alinhados ao Brics com tarifa adicional de 10%
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, nesse domingo (06), os países ligados ao Brics com uma tarifa adicional de importação de 10%. A reunião de cúpula do Brics, que é formado por 11 nações, entre elas Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, acontece no Rio de Janeiro.
“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será submetido a uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção a este assunto!”, escreveu o republicano na rede Truth Social.
A ameaça de Trump ocorreu ao mesmo tempo em que ocorre a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, que termina nesta segunda-feira (07). No encontro, os países integrantes do bloco sinalizaram “sérias preocupações” com as medidas protecionistas e unilaterais de comércio, em referência à guerra tarifária deflagrada pelo presidente americano, sem citá-lo nominalmente.
Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, compõem o Brics a Arábia Saudita, o Irã, os Emirados Árabes, a Indonésia, o Egito e a Etiópia. Mais dez países são parceiros do grupo: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.
Leia outras notícias sobre o Brasil e o mundo: