• Defesa Civil já confirmou 16 ocorrências durante a chuva: houve deslizamentos e ruas ficaram alagadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/01/2020 18:37

    A chuva que caiu na tarde desta quinta-feira em Petrópolis mudou a rotina da cidade. A água fez rios transbordarem, deixando várias ruas alagadas. Em áreas próximas de encostas, ruas viraram rios, com água descendo em alta velocidade. Mesmo em vias planas e longe das margens o que se viu foi água – e só: houve uma dificuldade enorme para escoamento. Em Pedro do Rio, uma família com dois adultos e duas crianças precisou de ajuda para sair de casa e em Corrêas, passageiros de um ônibus que fazia a linha Posse-Gaby foram retirados do veículo com o auxílio de cordas jogadas por moradores do condomínio Cenário de Monet, na altura da antiga Montreal. Até as 21h, os passageiros continuavam não tinham conseguido deixar o local porque a água na região não havia baixado. A Defesa Civil também confirmou deslizamentos de terra em vários pontos, mas nenhum com vítimas. 

    Boletim divulgado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias às 18h20 informou a interdição de seis apartamentos na Rua Vereador Carlos Canedo, em Pedro do Rio, em virtude do rompimento de uma galeria de águas pluviais nos fundos da construção. Equipes da Secretaria de Assistência Social estão no local realizando o atendimento destas famílias. Eram 16 ocorrências registradas pela Defesa Civil até aquele momento. As equipes estão nas ruas realizando os atendimentos. Ninguém ficou ferido.

    As sirenes do Morro do Estado e Rua Nova, na Rua 24 de Maio foram acionadas às 17h05 por conta do grande acumulado no local. O índice pluviométrico chegou a 148 mm. Segundo a Defesa Civil, houve alagamentos em pontos na cidade, como ruas do Centro, Alto da Serra, Quitandinha, Valparaíso, Mosela e Itamarati.

    Neste momento, a Defesa Civil está em estado de atenção, por causa da previsão de pancadas de chuvas para as próximas horas. “Todas as nossas equipes estão nas ruas atendendo as ocorrências registradas. A previsão é de mais chuva para hoje”, afirmou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, reforçando que o contingente permanece de plantão 24h para realizar os atendimentos à população.

    Veja imagens registradas no Morin:

    Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos. Todos os 20 conjuntos de sirene estão funcionando perfeitamente e podem ser acionados a qualquer momento.

    Veja imagens registradas em outros pontos da cidade:

    “Por conta disso, é importante que os moradores que vivem em áreas de risco tenham atenção redobrada. A população deve ligar para o 199 e informar caso haja alguma ocorrência. Nossas equipes seguem de plantão para atender os moradores”, completa o secretário de Defesa Civil.

    Casa alagada na Estrada da Saudade. Foto: Elaine Vieira

    Coronel Veiga

    Bonfim

    Lopes Trovão

    Praça de Corrêas

    Valparaíso

    Rua do Imperador

     

    Últimas