• Dólar sobe em meio ao feriado nos EUA e liquidez reduzida

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/jul 09:50
    Por Silvana Rocha / Estadão

    O dólar opera em alta ante o real na manhã desta sexta-feira, 4, com ajustes de posições, após o recuo da divisa americana no mercado à vista na quinta (3), a R$ 5,4050, menor preço desde 24 de junho de 2024. A liquidez está reduzida com o fechamento dos mercados nos EUA em dia de feriado do Dia da Independência.

    Investidores aguardam a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o IOF e as negociações tarifárias do governo Trump antes do prazo final de 9 de julho.

    Na seara política, os partidos Solidariedade, Avante, União Brasil, PP, Republicanos, PSDB, PRD e Podemos informaram que vão ajuizar uma ação pedindo ao STF que declare a constitucionalidade do decreto legislativo que suspendeu o aumento do IOF, assim como a inconstitucionalidade do decreto do governo sobre o imposto.

    O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), irá apresentar uma proposta legislativa para restringir quem pode recorrer ao Supremo para contestar alguma lei votada no Congresso Nacional, após o PSOL ingressar na Corte contra o decreto legislativo do IOF. Já o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE), vice-líder do governo na Câmara, conseguiu 182 assinaturas para iniciar o trâmite de uma PEC que aumenta o poder da Câmara e do Senado sobre o Banco Central.

    O índice de preços ao produtor (IPP) caiu 1,29% em maio, após recuo de 0,12% em abril, segundo o IBGE. Neste ano, IPP recua 1,97% e avança 5,78% em 12 meses.

    A Polícia Civil de São Paulo prendeu um homem apontado como um dos autores da “maior invasão de dispositivo eletrônico do País” – o ataque hacker à C&M, que interliga instituições financeiras a sistema que inclui o Pix.

    O Santander reduziu a previsão de inflação de 5,4% para 5,1% em 2025, e de 4,8% para 4,5%, em 2026, mas elevou a Selic ao fim de 2025 de 14,75% para 15,00%, nível atual do juro básico.

    O subsecretário do Ministério da Fazenda Gilson Bittencourt classificou como realista o Plano Safra 2025/26, que prevê R$ 594,4 bilhões em financiamentos para produtores rurais.

    O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) prorrogou por cinco anos o direito antidumping definitivo aplicado às importações originárias da China de pneus novos de borracha para automóveis de passageiros.

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará da cúpula do Brics por videoconferência no domingo, 6, durante a sessão plenária principal, confirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

    A presidente do BCE, Christine Lagarde, reiterou o compromissos com a meta de inflação de 2% e que será feito o que for necessário para alcançá-la e para mantê-la neste nível.

    Últimas