• BCE fará o que for necessário para alcançar inflação em 2% e mantê-la neste nível, diz Lagarde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/jul 08:20
    Por Laís Adriana / Estadão

    A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou o objetivo de alcançar a estabilidade de preços na zona do euro, em entrevista ao canal de televisão público alemão ARD. “Estamos totalmente comprometidos com a meta de 2% e faremos o que for necessário para alcançá-la e para mantê-la neste nível”, disse.

    Lagarde ressaltou que ainda há muita incerteza e imprevisibilidade rondando a economia, a maior parte associada às novas políticas comerciais dos EUA.

    “Mas nossos maiores parceiros comerciais somos nós mesmos, fazemos muitas transações dentro da União Europeia (UE)”, apontou. A dirigente defendeu que os países-membros do bloco precisam diminuir as próprias barreiras comerciais, como tarifas internas, e simplificar regulações.

    Sobre a valorização do euro, Lagarde destacou que está relacionada à força da economia europeia, o que significa que torná-lo mais forte em escala global exige um sistema econômico mais eficiente. “Precisamos aprimorar nossa economia, mas mudanças levam tempo. Temos que ter paciência e ambição”, concluiu.

    Últimas