• Caixa libera R$ 4 milhões para finalizar obra iniciada e abandonada no ano passado para desafogar trânsito em Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/jul 04:25
    Por Les Partisans

    A obra de alargamento da Rua Agante Moço – aquela que fica atrás do Parque Municipal, em Itaipava – finalmente vai sair. Após receber o pleito da associação Unidos por Itaipava (Unita), o deputado Hugo Leal costurou em Brasília e conseguiu a liberação de R$ 4 milhões por parte da Caixa Econômica Federal. Com isso, as intervenções – que chegaram a começar em 2024, mas foram largadas pelo governo passado meses depois, por falta de recursos – serão concluídas. A intervenção é esperada há décadas e considerada uma ação fundamental para começar a desafogar o caótico trânsito em Itaipava. E estruturar melhor a Agante Moço também abre caminho para que outras intervenções possam ser feitas, ações propostas no eterno estudo da Coppe/UFRJ e em levantamento feito pela própria Unita.

    Empresários pedem mais ações

    O alargamento da Agante Moço ajuda muito, mas não é a única ação para melhorar a mobilidade do terceiro distrito. Os empresários também defendem uma ponte ligando a BR-040 à estrada Petrópolis – Teresópolis, que usaria o terreno de um supermercado ali na frente do Terminal Itaipava. A obra está incluída na lista de encargos da concessionária que venceu o leilão para a estrada Rio – Juiz de Fora. Outros estudos recentes da Coppe e da NovAmosanta já apontaram a necessidade de ações como a construção de uma ponte entre a Agante Moço e a União e Indústria ao lado do Hortomercado, a instalação de pistas laterais à BR-040 e uma quantidade maior de ligações entre os bairros que estão à margem da principal rodovia de Itaipava, como Santa Mônica e Manga Larga.

    Presentinho da Turp

    E o presidente da CPTrans, Luciano Moreira, foi para a rede social agradecer à Turp por trazer o ônibus elétrico que está passeando e desfilando pelas ruas da cidade durante a Bauernfest. Luciano destacou que o veículo não traz custo ao município. A ideia do ônibus elétrico é fazer o transporte gratuito de alguns bairros para a Festa do Colono Alemão.

    Casa cheia

    Falando em Bauern, a promessa hoje é de casa cheia durante todo o dia no Palácio de Cristal e arredores. Isso porque é ponto facultativo na cidade do Rio, por causa da reunião do Brics. Pelo menos 130 mil servidores terão uma folguinha e muitos deles vão aproveitar para subir a serra. Prova disso é a ocupação hoteleira, que já alcança 85% para o fim de semana.

    Agora é oficial

    Como Partisans anteciparam ontem em primeira mão, a Prefeitura publicou em Diário Oficial o Comitê Intersetorial do Desenvolvimento Tecnológico. O escopo é amplo mas o principal objetivo, neste primeiro momento, é trazer o supercomputador de inteligência artificial para Petrópolis. Têm espaço no grupo um representante do prefeito, secretarias de Governo e Desenvolvimento, dois vereadores, dois representantes da Justiça, um do Serratec ou entidade social, um do LNCC e três pessoas da sociedade civil com atuação na área.

    Com delay

    Aparentemente não vai parar nunca a quantidade de contratos firmados pela Comdep na gestão Bomtempo que só estão sendo publicados agora em Diário Oficial. No último D.O., foram 11 numa tacada só. A lista vai do alfinete ao foguete: tem material de construção, manutenção de informática, central de monitoramento, carreta e pavimentação. Da última leva, são oito processos assinados por Cedenyr Vieira, dois por Léo França e um por Érica Lélis.

    Um dia de cada vez

    A duras penas, a Prefeitura venceu a batalha da folha de junho: os salários caíram na conta nesta quinta-feira, dia 3. Agora, começa uma nova batalha para fechar o mês de julho em um contexto de pouca arrecadação. Em meio a isso, o governo não desistiu de lutar pelo ICMS “a mais”: continua a busca por caminhos que garantam uma arrecadação maior para o município.

    Pipoca na panela

    Tem muita coisa no Estado do Rio que pode não estar lá essas coisas, mas o governador interino, pretenso e quase titular Rodrigo Bacellar, já chegou dando entretenimento para o povo. Bacellar, que não vai com a cara de Washington Reis, não pensou duas vezes: canetou a demissão do imperador de Caxias e ainda chamou o sósia do Batoré de “acender vela para os dois lados”. Os próximos capítulos prometem. 

    Integrante de uma família tradicional de confeiteiros e com uma ligação muito forte com a culinária alemã, sendo uma referência na área, Raquel Reuter irá ministrar uma oficina gastronômica amanhã, a partir de 11h30, na Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga. A oficina será voltada a um público de 40 pessoas, onde será ensinado o “pão teuto-brasileiro” e “Kässchmier” (tradicional e salgada/temperada). E no fim ainda tem degustação!

    Contagem

    Estamos há 2 anos, 1 mês e 30 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas. 

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas