• EUA retira encarregado de negócios na Colômbia em protesto por declarações de Petro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/jul 18:04
    Por AP / Estadão

    O governo dos Estados Unidos ordenou nesta quinta-feira, 3, a retirada do encarregado de negócios de sua embaixada em Bogotá, John T. MacNamara, em protesto contra declarações do governo do presidente Gustavo Petro.

    Em resposta, Petro chamou para consultas o embaixador da Colômbia nos EUA, Daniel García-Peña Jaramillo, instando-o a informar sobre o desenvolvimento da agenda bilateral que inclui transição energética, combate ao narcotráfico e migração.

    A porta-voz do Departamento de Estado americano, Tammy Bruce, afirmou que o secretário da pasta, Marco Rubio, retirou MacNamara para “consultas urgentes após declarações infundadas e reprováveis das mais altas esferas do governo colombiano”.

    Embora a porta-voz não tenha detalhado a quais declarações específicas se referia, a decisão coincide com reclamações públicas feitas por Petro ao governo americano por um suposto plano para pressionar sua saída do poder.

    “Há um golpe em flagrante e é preciso investigá-lo e solicitar à justiça dos EUA que investigue”, assegurou Petro na véspera em sua conta no X.

    A Associated Press consultou a embaixada americana para precisar os comentários considerados reprováveis por parte do governo, mas não obteve resposta imediata.

    *Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Broadcast. Saiba mais em nossa Política de IA.

    Últimas