
A Prefeitura de Petrópolis iniciou a campanha “Julho Amarelo”, de prevenção as hepatites virais, com uma programação de testes rápidos, conscientização e vacinação da população em diversos pontos da cidade. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite e a falta de conhecimento da doença é o grande desafio.
A recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
“A campanha Julho Amarelo é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento das hepatites virais, garantindo que a população tenha acesso a informação e serviços de saúde”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
A campanha “Julho Amarelo” foi estabelecida no Brasil pela Lei nº 13.802/2019. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Em Petrópolis, além do Serviço de Assistência Especializada (SAE) Dra Susie Andries Nogueira, todas as unidades de atenção primária a saúde oferecem o teste rápido para as hepatites B e C, o resultado fica pronto em até 30 minutos. O tratamento e acompanhamento dos casos positivos são realizados no SAE. Em 2024, de acordo com dados do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), foi dispensado no município, o tratamento para 34 pessoas com hepatite B e 46 pessoas com hepatite C.
“Juntos podemos fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para a redução da incidência das hepatites virais com informação, testagem e vacinação da população”, reforçou o secretário de saúde, Luís Cruzick.
Com o objetivo de ampliar a oferta dos testes, fazer diagnóstico precoce e tratamento oportuno, nos dias 04, 18 e 28 de julho, a equipe do SAE Dra Susie Andries estará realizando os testes rápidos para hepatites B e C nos terminais do Centro e de Corrêas, e na Praça da Inconfidência, também no Centro. Nos dias 18 e 28, além dos testes serão oferecidas as vacinas contra a hepatite B e Influenza.
Entenda as hepatites virais
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus classificados em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2023, o país registrou 16.173 novos casos de hepatite C, 10.091 de hepatite B e 2.080 de hepatite A.
A hepatite B é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
A hepatite C tem como principal forma de transmissão o contato com sangue e é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. A hepatite C tem tratamento e cura. O tratamento é feito com antivirais, geralmente por 12 semanas e a taxa de cura é acima de 95%. Não tem vacina.
Veja o calendário de ações do Julho Amarelo
04/07 – 9h às 15h30 – Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina – Centro
- Oferta de testes rápidos para Hepatites B e C
- Distribuição de insumos de prevenção
15/07 – 9h às 15h30 – OAB Petrópolis
- Oferta de testes rápidos para Hepatites B e C na
- Distribuição de insumos de prevenção
18/07 – 9h às 15h30 – Terminal Rodoviário de Corrêas
- Oferta de testes rápidos para Hepatites B e C
- Distribuição de insumos de prevenção
- Vacinação contra a hepatite B e Influenza
22/07 – 9h às 15h30 – Núcleo de Integração Social (NIS)
- Testes rápidos para Hepatites B e C
- Distribuição de insumos de prevenção
28/07 – 9h às 15h30 – Praça da Inconfidência – Centro
- Oferta de testes rápidos para Hepatites B e C
- Distribuição de insumos de prevenção
- Vacinação contra a hepatite B e Influenza
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: