• Arraiá São Judas Tadeu acontece neste fim de semana na Mosela

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/jul 08:43
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    No próximo sábado (05), partir das 11h, e no domingo (06), a partir das 9h, acontece mais um Arraiá São Judas Tadeu, na Mosela. O tradicional festejo de São João, com garantia de total animação, será realizado no pátio da Escola São Judas Tadeu. Aberta ao público, a festa oferece comidas típicas, muito forró, brincadeiras e várias quadrilhas profissionais, de alunos e da Paróquia, sinônimos de alegria e empolgação.

    A festa vai contar com as quadrilhas “Movimento na Roça” e “Serraiá”, formada por dançarinos e quadrilheiros da cidade; a “Quadrilha DRM”; a “Quadrilha do Mestre”, que integra professores, funcionários e pais; e ainda 9 quadrilhas de alunos de várias idades, proporcionando lazer durante todo o fim de semana. Haverá também, na abertura do evento, a divulgação dos alunos escolhidos como Rei e Rainha do arraiá, bem como o resultado da gincana.

    O Arraiá São Judas Tadeu 2025 promete diversão para todos os gostos, com variedade de barracas de comidas típicas deliciosas, correio do amor que dá aquele toque especial entre a garotada, o Trio Dona Flô que não vai deixar ninguém parado e adrenalina com o touro mecânico, repetindo o sucesso anterior.

    A festa é realizada pela Escola São Judas Tadeu com a Paróquia, além da produção do Instituto Movarte e o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, por meio do Edital Arraiá Cultural 2025.

    O Padre Lucas Thadeu, pároco da Mosela, demonstra empolgação com a tradicional festa. “Mais um ano desta festa religiosa que se tornou uma tradição cultural, realizada juntamente pela escola, o DRM e nossa paróquia. Com certeza teremos um belo resultado, assegurando aos moradores do bairro, bem como de toda a cidade, diversão para crianças, jovens e adultos em clima de união familiar”, disse ele.

    “A continuidade da parceria da nossa unidade escolar com o DRM e pelo segundo ano consecutivo, também com a paróquia da Igreja São Judas Tadeu, nos dá a alegria e a tranquilidade da certeza do êxito da festa, que é uma das mais significativas para a equipe, os alunos e a comunidade”, aponta a diretora Samea Azara.

    Está no folclore português a origem das comemorações de São João, que tem sobrevivido entre as tradições culturais mais importantes do país. A vestimenta chamada de roupa caipira é alusiva à população do campo que povoou a região nordeste no século XIX. Esse traço cultural foi incorporado aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras, tornando-se uma das heranças mais presentes em nossa cultura.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas