• UNITA apresenta proposta de mobilidade urbana para o “centro comercial” de Itaipava

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  • 22/jun 08:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    A UNITA – Unidos por Itaipava, associação de moradores e empreendedores da localidade, deu um importante passo para apoiar o desenvolvimento do distrito, aumentando a eficácia do tráfego, a organização viária e a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas na região. A entidade finalizou o estudo de mobilidade urbana para o “centro comercial de Itaipava — fruto de um trabalho coletivo realizado pelo seu grupo técnico, que será apresentado às autoridades como uma reivindicação da sociedade civil junto ao poder municipal, ao Governo do Estado, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à nova concessionária da BR-040.

    O estudo propõe três intervenções principais: a melhoria do Trevo de Bonsucesso, aumentando a organização do tráfego separando o fluxo em direção à Itaipava e Nogueira; a criação de um novo acesso junto ao terminal urbano, que permitirá uma saída alternativa para a rodovia que leva a Teresópolis (prevista na nova concessão da BR- 040) e a duplicação de todo o trecho da União Indústria no “miolo” do polo comercial de Itaipava, aumentando a vazão nas horas de pico por meio de um sistema binário que permitirá que os fluxos de tráfego se separem.

    “Este trabalho é fruto de um amplo debate junto às comunidades, empreendedores, moradores, motoristas, ciclistas, poder púbico e outros agentes envolvidos nas transformações do espaço. Com ele, serão possíveis melhorias que vêm sendo aguardadas pelos moradores e pelo comércio de Itaipava, aumentando tanto a fluidez do tráfego quanto a segurança nas travessias de pedestres e o conforto para todos que vêm ao distrito”, aponta o presidente da entidade, Alexandre Plantz.

    “O que propomos é fruto de um trabalho maduro, fruto de escuta junto às comunidades envolvidas”, acrescenta o secretário da Unita, Fabrício Santos. “Com essa organização, eliminamos gargalos, aumentamos a eficácia, melhoramos a organização do tráfego, aumentando também a velocidade média na via, a mobilidade das empresas, o acesso às escolas, o ir e vir de moradores e visitantes”, afirma.

    Fabrício Santos enfatiza ainda que o estudo respeita o ambiente construído, sendo realizado de forma a minimizar o número de desapropriações e a execução de grandes intervenções na área. “Buscamos soluções que estão ao nosso alcance, que a nova concessionária da rodovia já é obrigada a implementar, junto às responsabilidades que vêm sendo exigidas pelo poder concedente, a ANTT”, reforça o secretário da entidade.

    O presidente da Unita, ressalta a parceria na formulação do estudo: “reunimos uma equipe técnica formada por engenheiros e arquitetos –  Zinho Martinho, Guilherme Lima, Raquel Kling e Débora Rovigati –  que se debruçou nas demandas do tráfego para encontrar caminhos compartilhados, que beneficiem tanto o desenvolvimento comercial quanto o interesse coletivo. A proposta revela como é possível atender às necessidades de todos, aumentando a eficácia na mobilidade, enquanto se evita um grande impacto nas construções já presentes, nas calçadas, nas faixas de pedestres e nas redes de serviço”, afirma Plantz.

    Dois acessos em suas extremidades para aumentar a mobilidade e binários no “miolo”

    O projeto conduzido pelo grupo técnico da Unita dota o centro comercial de Itaipava de dois acessos independentes em suas extremidades. No trecho 1,  que se estende do Trevo de Bonsucesso até o retorno em frente ao Fórum — o tráfego já se beneficia da duplicação das pistas, sendo necessárias apenas melhorias na organização do espaço, como a criação de faixas de pedestres, a instalação de mobiliário urbano, a adequação das calçadas e a sinalização, aumentando a segurança de pedestres e motoristas. Neste perímetro, o grupo prevê a nova Ponte do Horto, com ligação com a Rua Agante Moço (via atrás do Parque de Exposições) e que será um elo importante nessa organização. Na outra ponta, o acesso vindo da BR-040, o novo acesso, por meio de uma “ponte” próxima ao terminal de Itaipava ligando a BR-040 à Estrada Philúvio Cerqueira, eliminando a atual rotatória na altura do Bramil.

    No “miolo”, o trajeto do Fórum até o Shopping Estação Locanda, receberá um circuito binário que permitirá maior vazão de veículos, principalmente nas proximidades do Parque de Exposições de Itaipava — onde estão concentrados empreendimentos comerciais de maior porte.

    Com essa nova organização viária, serão eliminados congestionamentos recorrentes, aumentando a velocidade do tráfego nas horas de pico, aumentando a eficácia na chegada às empresas, nas compras, nas atividades de ensino, nas consultas, nas festividades e nas atrações turísticas presentes na região. “Vamos apresentar os estudos a todos que podem abraçar o projeto e colocar em prática apostando na possibilidade de dar um salto de qualidade na mobilidade, aumentando o bem-estar de todos que vivem e frequentam Itaipava”, aponta Alexandre Plantz.

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