• Como será o Mundial de Clubes deste ano? Entenda o formato do torneio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/jun 08:00
    Por Estadão

    O novo Mundial de Clubes da Fifa tem início no sábado, dia 14, e a final está marcada para 13 de julho. O torneio será realizado em doze sedes nos Estados Unidos e conta com 32 clubes, sendo quatro brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Os participantes estão divididos em oito grupos de quatro equipes cada.

    O Palmeiras está no Grupo A, junto de Porto, Inter Miami e Al-Ahly-EGI. O Botafogo integra o Grupo B e tem ao seu lado o Seattle Sounders, o Atlético de Madrid e o Paris Saint-Germain. O Flamengo faz parte do Grupo D, com Chelsea, Espérance e Los Angeles FC. Já o Fluminense se encontra no Grupo F, com Borussia Dortmund, Mamelodi Sundowns e Ulsan.

    Os times jogam em turno único dentro do grupo. A primeira fase será encerrada no dia 26 de junho, uma quinta-feira. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as oitavas de final, que começarão em 28 de junho. Se um jogo do mata-mata terminar empatado, o duelo será decidido na prorrogação, com disputa de pênaltis na sequência. Não haverá disputa de terceiro lugar na competição.

    O caminho 1 no mata-mata do Mundial terá o enfrentamento dos respectivos vencedores dos grupos A, C, E e G com os segundos colocados dos grupos B, D, F e H. Já o caminho 2 colocará frente a frente os líderes dos grupos B, D, F e H com os segundos colocados das chaves A, C, E e G.

    Caso liderem seus respectivos grupos, os dois clubes com melhor ranking da Uefa (Manchester City e Real Madrid) só podem enfrentar os dois melhores colocados da Conmebol (Flamengo e Palmeiras) em uma eventual semifinal. O mesmo serve para os times 3 e 4 das duas confederações. Se os representantes europeus que estavam no pote 1 avançarem em primeiro, eles só poderão se enfrentar na semifinal do Mundial. O mesmo vale para as equipes da América do Sul.

    O confronto direto é o primeiro critério de desempate na fase de grupos, o que representa uma novidade em torneios organizados pela Fifa. Em seguida, os critérios são: saldo de gols e quantidade de gols marcados.

    Os clubes podem levar 35 atletas para o Mundial, mas apenas 26 são relacionados para cada jogo. Dois cartões amarelos acumulados suspendem um jogador. A contagem dos cartões será zerada somente nas quartas de final.

    O jogo de abertura do Mundial será realizado no sábado, dia 14 de junho, às 21 horas (de Brasília), entre Al Ahly, do Egito, e Inter Miami, dos Estados Unidos. O confronto acontece no Hard Rock Stadium, em Miami.

    O Palmeiras é o primeiro time brasileiro a estrear na competição, no dia 15, às 19 horas (de Brasília), contra o Porto. No mesmo dia, o Botafogo encara o Seattle Sounders, às 23 horas.

    Na segunda-feira, dia 16, às 22 horas, o Flamengo faz seu primeiro jogo na competição, contra o Espérance. Na terça, dia 17, o Fluminense encara o Borussia Dortmund, às 13 horas.

    Confira os grupos do Mundial de Clubes:

    GRUPO A

    Palmeiras (Brasil)

    Porto (Portugal)

    Al-Ahly (Egito)

    Inter Miami (Estados Unidos)

    GRUPO B

    Paris Saint-Germain (França)

    Atlético de Madrid (Espanha)

    Botafogo (Brasil)

    Seattle Sounders (Estados Unidos)

    GRUPO C

    Bayern de Munique (Alemanha)

    Auckland City (Nova Zelândia)

    Boca Juniors (Argentina)

    Benfica (Portugal)

    GRUPO D

    Flamengo (Brasil)

    Espérance Sportive de Tunis (Tunísia)

    Chelsea (Inglaterra)

    Los Angeles FC (Estados Unidos)

    GRUPO E

    River Plate (Argentina)

    Urawa Red Diamonds (Japão)

    Monterrey (México)

    Inter de Milão (Itália)

    GRUPO F

    Fluminense (Brasil)

    Borussia Dortmund (Alemanha)

    Ulsan HD (Coreia do Sul)

    Mamelodi Sundowns (África do Sul)

    GRUPO G

    Manchester City (Inglaterra)

    Wydad AC (Marrocos)

    Al-Ain (Emirados Árabes Unidos)

    Juventus (Itália)

    GRUPO H

    Real Madrid (Espanha)

    Al-Hilal (Arábia Saudita)

    Pachuca (México)

    FC Salzburg (Áustria)

    Últimas