• Produtores do Brejal sofrem há três anos com a falta de manutenção das estradas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2019 09:08

    Quando chove, moradores das estradas do Brejal ficam muitas vezes sem acesso ao Centro da Posse. A localidade não recebe manutenção de estradas vicinais há, pelo menos, três anos. Segundo os produtores da região, as operações de tapa buraco com cascalhos tem piorado a situação. Com a chuva da última semana, em alguns trechos, não havia acesso a veículos pesados, inclusive, os ônibus escolares que atendem as crianças da região. 

    Um trabalho de manutenção viária chegou a ser iniciado, com raspa de asfalto doada pela Concer (concessionária que administra a BR-040), mas não foi suficiente para atender todo o Brejal. A Regional da Posse que é responsável por atender as demandas dessas estradas está com maquinário quebrado há meses. Por várias vezes os moradores custearam o reparo e a diária do operador para que a manutenção emergencial fosse feita, mas segundo os produtores, a situação está insustentável.

    As localidades da Cachoeirinha, Ingá, Albertos, Juriti, Targino foram as mais prejudicadas com as chuvas da última semana. Em alguns trechos só havia acesso a veículos leves. Os produtores que ainda tentam recuperar os prejuízos das chuvas de outubro, que destruiu de 40% a 100% das plantações de boa parte dos produtores, tem sido ainda mais prejudicados pela falta de manutenção. 

    Leia também: Moradores do Taquara já estão há cinco dias sem ônibus, por causa de problema na pista

    No Targino, a chuva desta semana levou parte da ponte. Segundo os moradores, todas as vezes que chove forte acontece a mesma situação. “As máquinas quebradas. O prefeito vê que essa situação na área rural é muito complicada. Por que não é só na minha rua, é no Albertos, Cachoeirinha, Juriti… Não tem dinheiro, tudo quebrado. Todo ano gasta um dinheiro absurdo com iluminação de natal, e o que é necessário mesmo para sobreviver nada. Os produtores precisam transportar alimentos, a gente que trabalha precisa de acesso”, desabafou a moradora Ana Rosa de Mello Rodrigues. 

    Nesta semana, o vereador Ronaldo Ramos levou ao plenário da Câmara Municipal as denúncias dos moradores da região. O vereador vem denunciando e cobrando da Prefeitura há meses o recapeamento das estradas vicinais da Posse. Assim como também tem denunciado a falta do equipamento da Regional da Posse. 

    A Prefeitura foi questionada sobre os problemas apresentados, mas até o fechamento desta reportagem não enviou resposta. 

     

     

     

     

     

     

    Últimas