• Petrópolis ganha primeira “escolinha” de eSports

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/12/2019 10:40

    Não era incomum no passado, e ainda não é, os pais identificarem o talento do filho para um esporte – no Brasil o mais popular é o futebol – e resolver transformar esse talento em profissão. Normalmente, esse talento é lapidado em uma escolinha, onde se aprende a base para um dia se tornar um atleta profissional. O mesmo conceito ajudou a fundar em Petrópolis a GoodGamers – uma “escolhinha” de preparação de atletas profissionais de eSports – os esportes virtuais, onde o atleta é o gamer e os jogos acontecem na tela do computador.

    Na prática, o centro de formação criado pelo empresário e CEO do projeto Vinícius Verly e pelos especialistas em programação e idealizadores Gabriel Gehren (diretor de produtos) e Fernando Robaina (diretor de tecnologia), funciona como um centro profissional de preparação de jovens para se profissionalizarem nos eSports. “Ficamos um ano encubados em uma start up para criar um centro de treinamento que é muito focado no que é hoje uma escolinha de futebol. Nos criamos uma proposta de uma escolinha gamer. O aluno chega, é nivelado, passa por várias etapas e times até ele chegar no time GoodGamers que vai nos representar e representar a cidade nos torneios a nível nacional”, destaca o CEO da GoodGamers, Vinícius Verly.

    Atletas profissionais dos e-sports, especialmente os que disputam campeonatos no Brasil e no mundo de Rainbow Six, League of Legends e Counter Strike (os três disponíveis nos treinamentos da “escolinha” petropolitana) chegam a ganhar – entre patrocínios e premiações – até 200 mil dólares por mês (algo em torno de 850 mil reais, com base na cotação atual da moeda americana). Basicamente, o salário de um jogador profissional de futebol no Brasil.

    “ Eles são tratados como atletas. Temos um psicólogo para fazer o acompanhamento. Se espelhando muito no que é o futebol. Caminhando com ele da ‘várzea’ até as competições de alto rendimento, de alto destaque, para quem sabe ele ser comercializado no mercado como atleta de alto rendimento”, explica Vinícius. A escola para e-atletas será inaugurada nesta sexta-feira, dia 13, às 19h, na escola de tecnologia do empresário, que funciona na Avenida Dom Pedro I, 171, no Centro. “

    Em 2020 a gente já estuda estar nos jogos estudantis de Petrópolis. Tudo já alinhado com o poder público. Nós chegamos tratando o eSport como ele deve ser valorizado. Valorizando a profissão de cyber atleta”, ressalta o CEO da GoodGamers.

    Últimas