Prefeitura inaugura primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos de Petrópolis
Petrópolis acaba de ganhar a primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, situada na Av. Ipiranga, 193 – Centro. O município é o primeiro do Brasil a contar com um programa restaurativo gratuito, realizado pelo executivo.
“Estamos vivendo em um mundo de intolerâncias e sabemos as consequências de um conflito. Ter um espaço em nosso município para poder fazer conciliações e ajudar as pessoas, resolvendo questões em comunidades e escolas é muito importante para a qualidade das relações da cidade”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.
O local faz parte da Coordenadoria de Relações Institucionais através do Programa Petrópolis da Paz, que começou em 2017 após aprovação da Lei n° 7.532, com a finalidade de executar a justiça social por meio do desenvolvimento da comunidade, contando com o envolvimento dos cidadãos nas suas próprias questões e conflitos, permitindo que as pessoas encontrem suas próprias soluções criativas.
“Petrópolis ganha um espaço para realizar conciliações visando qualificar as relações tanto nas escolas quanto nas comunidades. O Programa atende desde o aluno da rede até os líderes comunitários. É a cidade incentivando e ampliando a Cultura de Paz”, disse o Coordenador de Relações Institucionais, Paulo Roberto Júnior.
A Câmara possui 15 mediadores judiciais e voluntários, que tem a missão de promover a Cultura de Paz através da formação individual e sistemática do entendimento da relação como um todo, baseada no respeito, amor e dignidade. Com todo trabalho, é possível desafogar as ações no judiciário, com acordos que beneficiam as duas partes envolvidas.
Leia também: Pacientes com diabetes não conseguem medicamentos em farmácia da prefeitura