
Alta no turismo internacional no Rio acende alerta positivo para Petrópolis
O Rio de Janeiro recebeu mais de 900 mil turistas estrangeiros entre janeiro e abril de 2025 — crescimento de 51,9% em relação ao ano passado. Só em abril, foram quase 158 mil visitantes, número recorde mesmo em baixa temporada. A expansão da malha aérea, ações de promoção internacional e grandes eventos vêm consolidando o estado como destino global. Petrópolis, que recebe cerca de 130 mil turistas internacionais por ano, entre os dois milhões de visitantes que acolhe, pode enxergar no bom momento da capital uma janela de oportunidades.
Buzinaço
Na semana passada, um grupo de motoristas, de saco cheio de engarrafamento ali no retão em Itaipava, na União e Indústria, meteu um buzinaço. E acabou tendo bastante adesão. Foi de forma pontual, espontânea. Mas, teve gente que gostou da ideia como forma de protestar com veemência contra a falta de ação da Prefeitura por soluções no local.
2026 é logo ali!
E já começou a rolar pesquisa eleitoral visando 2026. A que tem abordado por telefone os petropolitanos é específica sobre as intenções de voto para o Senado. E elenca seis candidatos: Alessandro Molon, Benedita da Silva, Cláudio Castro, Flávio Bolsonaro, Luciana Boiteux e Marcelo Crivella.

Seguro morreu de velho
O governador Cláudio Castro apresentou um projeto à Alerj que garante segurança institucional para ex-governadores. A proposta permite que eles requisitem servidores públicos como escolta por até quatro anos, podendo prorrogar por mais quatro. Segundo a justificativa, a medida considera o fortalecimento do crime organizado no estado e possíveis ameaças aos ex-chefes do Executivo. Pessoal vê como indicativo de que vai balançar o vespeiro do crime organizado nos próximos meses. Ontem, já teve confronto na Cidade de Deus.
Essa, não!
Contas de serviço público, como luz e água, poderão ter suas datas de vencimento alteradas. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que propõe uma nova organização para o vencimento desses boletos. A ideia é que as datas não se concentrem no fim do mês, mas sejam distribuídas entre a primeira e a segunda quinzena, sempre com pelo menos dois dias de intervalo entre elas. Agora, vamos combinar: que diferença faz esse intervalo na vida do trabalhador que só recebe uma vez no mês? Salário bate na conta e acaba em 24 horas.
Chique
Sem regulamentação, o serviço de mototáxi em Petrópolis cresce a olhos vistos. E se aprimora também. Tem motoca que oferece até touca descartável para o passageiro proteger os cabelos quando coloca o capacete.
Será?
Parece – pode ser só boato – que o pessoal do supermercado Guanabara, o sonho de consumo dos petropolitanos, deu uma avaliada no potencial de ocupar o antigo Extra do Alto da Serra.

Caindo aos pedaços
Longe de a gente se meter, mas precisa dar um jeito nos abrigos de ônibus de uma forma geral. Os colocados por Bomtempo tinham até um visual bonito, com fotos da cidade, mas são fraquinhos demais. Tanto que não duraram…
Contagem
Petrópolis está há 2 anos e 12 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br