• PF faz buscas em investigação de rachadinha com servidores fantasmas na Alap

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/maio 14:48
    Por Rayssa Motta / Estadão

    A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 13, a Operação Vinculum para investigar suspeitas de rachadinha na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

    O Estadão pediu manifestação da Assembleia do Amapá, o que não havia ocorrido até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

    Segundo o inquérito, cerca de R$ 50 mil vinham sendo desviados mensalmente com a indicação de servidores fantasmas.

    São cumpridos seis mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa e em endereços residenciais ligados aos investigados nos bairros Novo Buritizal e Pantanal, em Macapá.

    A operação foi autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que também determinou o bloqueio de R$ 1,4 milhão em bens dos investigados.

    A Polícia Federal está em busca de provas sobre o envolvimento de deputados no esquema.

    A Vinculum é um desdobramento da Operação Pretium, deflagrada em março de 2023, que identificou crimes eleitorais, incluindo a nomeação para cargos comissionados de pessoas sem vínculo funcional efetivo com os gabinetes de deputados.

    De acordo com as investigações, esses servidores fantasmas seriam obrigados a repassar parte dos salários a parlamentares ou a intermediários. O dinheiro seria usado em gastos pessoais e campanhas eleitorais.

    Os crimes investigados são organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e corrupção de menores.

    Últimas