Bia Souza perde a primeira após o ouro olímpico e deixa escapar o bronze no Grand Slam de judô
O Brasil faturou mais um bronze no encerramento do Grand Slam de Judô de Astana, no Casaquistão, neste domingo, e encerrou a competição com seis pódios, todos conquistados por mulheres, que só não levaram medalha na categoria acima de 78kg, justamente a da campeã olímpica e número dois do ranking Bia Souza.
Beatriz Souza chegou a brigar pelo pódio, na categoria acima de 78kg, mas foi derrotada pela japonesa Ruri Takahashi, por ippon, no “golden score”, a prorrogação da modalidade. Ela iniciou a competição nas quartas de final e perdeu para a chinesa Xinran Niu por um Yuko – foi sua primeira derrota desde o ouro em Paris-2024. Na repescagem, a brasileira superou a sérvia Milica Zabic por ippon e se credenciou à disputa do bronze.
Na categoria até 78kg, Beatriz Freitas conquistou sua primeira medalha em um Grand Slam de judô após derrotar a francesa Liz Ngelebeya, por ippon. No caminho até as finais, a brasileira estreou com vitória por ippon sobre a chinesa Yingxue Wang e, na sequência, derrotou a francesa Kaila Issoufi nas quartas de final. Nas semifinais, porém, a judoca de 22 anos foi superada, por ippon, pela sul-coreana Minju Kim, que ficou com o ouro.
Além da paulista, subiram ao pódio no Grand Slam de Astana Rafaela Silva (até 63kg) e Luana Carvalho (até 70kg), no sábado, e Natasha Ferreira (até 48kg), Jéssica Pereira (até 52kg) e Shirlen Nascimento (até 57kg) na sexta-feira.
Entre os homens, o Brasil não conseguiu medalha. Na categoria até 90kg, Marcelo Fronckowiak chegou à disputa do bronze após vencer seus três primeiros combates – contra o Yadong Xie, o sérvio Miljan Radulj e o belarusso Aliaksandr Sidoryk – e cair nas semifinais, diante do russo Mikhail Igolnikov. Na briga pelo pódio, ele teve um belo ippon invalidado pelo juiz e saiu derrotado para o checo Adam Kopecky.
Também neste domingo, os judocas Karol Gimenes (até 78kg), Giovani Ferreira (até 90kg) e Rafael Buzacarini (acima de 100kg) foram eliminados na fase preliminar.
Agora, os judocas brasileiros se preparam para o Mundial de Budapeste, na Hungria, que será realizado entre 13 a 20 de junho.