• Núcleo nacional de alertas de desastres naturais doa pluviômetro a Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/12/2019 09:35

    O prefeito Bernardo Rossi assinou, nesta segunda (02), o termo de doação de um pluviômetro semiautomático para a cidade. O equipamento foi conquistado pelo trabalho desenvolvido dentro do Defesa Civil nas Escolas. O aparelho, no valor de R$ 4.408,18, será instalado na E.M. Senador Mário Martins, no Caxambu, e servirá de apoio para a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias em caso de chuvas fortes.

    Neste segundo semestre, o Defesa Civil nas Escolas envolveu 192 unidades de ensino, sendo 180 municipais e 12 particulares, em 608 atividades realizadas. Os trabalhos desenvolvidos foram sobre as ameaças de verão, que são os deslizamentos de solo ou rocha (255), inundações (191), rolamentos de blocos rochosos (24), vendavais (57) e tempestades de raios (81).

    Programa pioneiro no país e referência no Estado do Rio de Janeiro na prevenção de catástrofes, o programa está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU). O programa busca desenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos.

    Outra novidade é que Petrópolis foi selecionada para sediar o encontro da ONU sobre escolas seguras e cidades resilientes no Brasil. “O anúncio oficial da escolha aconteceu na semana passada e teve como motivo o trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal no Defesa Civil nas Escolas”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato.

    Também participaram da assinatura do termo de doação o secretário chefe de Gabinete, Renan Campos; e o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros.

     

    Últimas