
A Câmara de Vereadores de Petrópolis aprovou, nessa quarta-feira (07), um projeto de lei para a elaboração do Plano de Adaptação à Mudança do Clima. O texto é de autoria do vereador licenciado e atual secretário de Governo, Fred Procópio (MDB), e recebeu o apoio de 10 parlamentares. Agora, segue para análise do prefeito Hingo Hammes (PP).
A vulnerabilidade da cidade frente aos eventos climáticos foi um dos principais motivos para a proposta. Em 2024, dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontaram que Petrópolis liderou o ranking nacional de municípios com o maior número de ocorrências registradas: foram 44. Em seguida, aparecem Salvador (BA), com 33, e São Paulo (SP), com 27.
“A tragédia que assolou a nossa cidade em fevereiro de 2022, sendo atingida por fortes chuvas que causaram inundações e cerca de 775 deslizamentos de terra, diversas famílias desabrigadas, milhares de pessoas afetadas e 241 mortes, mostra que temos que tratar urgentemente da mudança climática em nosso município”, justificou o autor do projeto.
Entre as diretrizes do plano estão a gestão e a redução do risco climático, com o objetivo de evitar perdas e danos, considerando o grau de vulnerabilidade definido pela Política Nacional sobre Mudança do Clima. Também estão previstas a definição de prioridades com base em setores e regiões mais vulneráveis, a partir da identificação de vulnerabilidades, e o fortalecimento do setor agrícola por meio de técnicas de agricultura de baixo carbono.
As ações previstas deverão ser monitoradas, com revisão do plano a cada cinco anos.
Leia mais notícias sobre Petrópolis e região: