
Com nova concessão da BR-040, fluminenses terão 3 praças de pedágio no Estado
Entre as novidades na concessão da BR-040, cujo leilão ocorre hoje na Bolsa de Valores de São Paulo, é a praça do pedágio de Simão Pereira, na Zona da Mata Mineira, localizada no km 819, que vai ser desativada. Mas, não pensem que vamos deixar de pagar, não. Uma nova vai ser erguida quilômetros antes, no município fluminense de Levy Gasparian. Aí ao invés de duas praças em terras fluminenses – a de Xerém e a de Areal – teremos três cobranças no Estado. Pessoal de Três Rios está por aqui com a novidade, porque terão que pagar para ir para Paraibuna, Afonso Arinos, Rio das Flores, Valença…
Ponto pro Chiclete
Quem tá rindo à toa com a mudança é o prefeito de Simão Pereira, o Chiclete. Já os gasparienses estão cuspindo marimbondos. O prazo para que a estrutura seja transferida para o Km 3, em Comendador Levy Gasparian é agosto de 2026.
Fim da era Concer?
Interessante que as empresas que hoje participam do leilão da concessão da BR-040 seriam apenas três: CONSTRUCAP, COPASA e OHLA, e a EPR. Mas aí a gente fica matutando. O grupo Triunfo, a qual pertence a Concer – que foi criada especificamente para gerir a estrada – não é formado pela Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A., Construtora Metropolitana S.A. e C.C.I. Concessões S.A.? Seria o caso de uma homônima ou a CCPS Engenharia e Comércio seria uma das sócias da Triunfo? Mas não deve ser, não. É que é muita construtora com nome parecido.

Upgrade na Expo
Xiiiii, já pegou mal o lance da Expo Petrópolis agora oferecer gratuidade em todos os dias para os shows. Esta semana, a organização do evento anunciou que a pista simples vai ser de graça pra todo mundo e quem comprou receberá o dinheiro de volta ou poderá ir para a pista premium. Ocorre que quem comprou a premium se sente lesado porque os da pista comum vão receber um upgrade sem pagar e frequentar a pista mais cara. Reclamações estão sendo feitas ao Procon.
Mas, gente…
Vereadores propuseram e foi sancionada lei que institui o horário oficial de funcionamento do aterro sanitário de Pedro do Rio para descarte de entulho e lixo verde, que agora ganhou mais meia hora e passa a ser das 7h às 17h. O aterro recebe, diariamente, mais de 100 caminhões caçamba. O mais extraordinário não é ter uma lei que amplie seu horário e, sim, que o aterro, saturado desde 2017, ainda esteja recebendo lixo verde e entulho.
Direitos do Trabalhador
Hoje, às 14h, véspera do Dia do Trabalhador, o Calçadão do CENIP recebe um evento voltado à defesa dos trabalhadores. Com apoio de entidades como SEPE, Sindicato do Vestuário, Servidores do INSS e OAB Mulher, serão esclarecidos direitos como jornada de trabalho, FGTS e previdência. Também haverá uma caixa de denúncia anônima e suporte jurídico popular. Organizado pelo mandato da Vereadora Júlia, o evento busca fortalecer a luta contra a exploração e garantir justiça aos trabalhadores.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 356 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

Federação
Após meses de negociações, os presidentes do Progressistas (PP) e União Brasil oficializaram ontem, em Brasília, a federação entre os partidos. No Rio, lideranças do PP, como prefeitos e deputados, demonstram insatisfação com a aliança e há rumores de desfiliações. Dr. Luizinho, presidente estadual do PP, afirma que não impedirá saídas do partido. O comando da federação no estado será dividido entre Dr. Luizinho e Antônio Rueda, que disputará vaga na Câmara dos Deputados. Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, é cotado como candidato ao governo estadual pela federação.
Novo feriadão
Já é feriadão, pelo menos para os servidores públicos. Assim como o Estado, a Prefeitura decretou ponto facultativo na sexta para a galera emendar com o feriado de 1° de Maio.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br