
Na madrugada da última quinta-feira (24), imagens de uma câmera com sensor de movimento de uma residência na Mosela flagraram uma onça-parda circulando pelas ruas da região.
Diante da repercussão do caso, o chefe da APA Petrópolis/ICMBio, Victor Valente, esclareceu que o animal está em seu ambiente natural e que é provável que a onça estivesse somente de passagem pelo local em busca de abrigo, alimento ou de água.
Valente explica ainda que a onça encontrada na região é a onça-parda e que não há perigo direto ao ser humano. “A onça-parda, não existe registro de ataque no ser humano, então não precisa entrar em pânico. É um animal inofensivo, a princípio, ao ser humano. Claro que ninguém tem que provocá-lo ou tentar capturá-lo, ele está em um ambiente natural”, explicou.
Cuidados com animais domésticos
O chefe da APA Petrópolis orienta ainda sobre os cuidados com os animais domésticos, que podem chamar a atenção para animais como a onça-parda, principalmente os de pequeno porte.
“Então, galinhas ficarem em galinheiros fechados; instalar sensores de presença com iluminação, para que espante também a onça. Cachorros e gatos também [precisam] ter um cuidado maior, em um ambiente mais controlado, mais protegido, para que não fiquem à mercê dos animais que convivem conosco”, destacou Victor.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: