• Com estoque comprometido, Banco de Sangue precisa de doadores com urgência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/11/2019 10:50

    O Dia Nacional do Doador, é celebrado no próximo dia 25. Festejada desde de 1964, a data homenageia os doadores de sangue ao mesmo tempo que conscientiza a todos sobre a importância desse atitude. Apesar do mês voltado à doação, os níveis dos estoques do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa são preocupantes. Os estoques estão abaixo do ideal, necessitando de doadores de todos os tipos sanguíneos, mas, principalmente, dos negativos.

    Leia também:  Banco de sangue comemora o mês do doador com programação especial

    Segundo o captador Vinícius Pereira, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 80 coletas diárias, no mês do doador, foram coletadas apenas 45. “Precisamos operar com cerca de 60% do estoque, para ficarmos seguros. Atualmente, temos operado com apenas 45%. Precisamos de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente os negativos, que são mais complicados de conseguir”, diz Vinícius.

    O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de doações para continuar atendendo as essas demandas com segurança. O sangue coletado é destinado a pacientes tanto do SUS quanto da rede particular, isto é, aquelas que são atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

    Para doar não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar seis meses. As pessoas com hepatite B e C ou com diabetes não podem doar e quem toma algum tipo de medicação precisar ligar para a unidade para confirmar.

    O Banco de Sangue Santa Teresa funciona todos os dias de 7h às 18h, inclusive fins de semana e feriados. O estacionamento é gratuito para doadores. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, Bingen. Mais informações sobre os requisitos para doação (24) 2245-2324 ou 99269-4355 (whatsapp).

     

    Últimas