• Os 90 anos de AA e as novas tecnologias

  • 19/abr 08:00
    Por Carlos Eduardo Fraga da Silva

    Há mais de 50 anos, um dos fundadores de Alcoólicos Anônimos (A.A.), Bill W., disse: “Nada é mais importante para o futuro bem-estar de A.A. do que a maneira pela qual utilizaremos o colosso dos modernos meios de comunicação”. Esta frase mostra a grande visão do co-fundador e, também, os princípios que norteariam o crescimento vertiginoso de A.A.. Hoje, próximo de completar 90 anos em atividade e à luz do surgimento das reuniões online na irmandade, será que o meio digital é tão eficiente como o presencial?

    É preciso lembrar que, em seus primórdios, A.A. também se utilizou de meios não-presenciais para transmissão de sua mensagem. Usou dos meios de comunicação disponíveis na época: cartas, envio de livros, matérias em jornais, revistas, etc. No início, as recuperações se davam de forma não-presencial, pois não havia sequer grupos na maioria dos estados americanos. Ou seja, a história já mostrou que a mensagem pode ser transmitida à distância.

    O mundo mudou muito nas últimas décadas. Cada vez mais as interações sociais se dão através de meios digitais. As novas gerações passam grande parte de seu dia imersos nesse novo universo. Uma nova maneira de viver surgiu. A vida psicológica e afetiva também migrou para esses novos espaços. A maioria dos jovens se sente adaptada ao mundo virtual como peixes à água.

    Por isso, se torna possível o manejo psicoterapias virtuais e, também, é possível reuniões online de A.A. com grande troca afetiva e eficácia, principalmente entre os mais jovens.

    Alcoólicos Anônimos, como irmandade, não tenta mudar diretamente o mundo. Apenas presta o serviço de transmitir sua mensagem, mudando apenas a vida daqueles que tem o desejo dessa mudança. Sua lógica de serviço sabe que não tem o poder de mudar ou controlar o mundo. Apenas busca transmitir sua mensagem aceitando a realidade como ela se apresenta. Por isso, sempre cresceu de fora para dentro quando se adaptou às mudanças sociais para transmitir sua mensagem. A.A. acompanha às mudanças históricas mantendo sempre como bússola seus princípios atemporais.

    Com relação às novas tecnologias, às redes sociais, a essa nova maneira de se viver nas últimas décadas; A.A. não tem julgamento a fazer. Como sempre, o que pode fazer é aceitar essa mudança que parece irreversível e se adaptar para transmitir sua mensagem sem sair de seus princípios.

    Com o advento das reuniões online, ocorreu claramente um maior afluxo de jovens à Alcoólicos Anônimos. Eles estão no seu meio e se sentem mais à vontade para procurar ajuda. Ali também podem garantir maior anonimato e, no tempo deles, vão se integrando aos grupos. As novas gerações se sentirão cada vez mais integradas a essas novas tecnologias. E A.A. se quer prestar serviço a elas também, não pode se negar a usar “o colosso da comunicação moderna.” Isso parece fundamental para renovação da irmandade, para ligá-la às novas gerações. A.A., para transmitir sua mensagem aos jovens, precisa ir onde eles estão. Que venham mais 90 anos!

    **Sobre o autor: Carlos Eduardo é Psicanalista, filósofo, doutor em psicologia e amigo de A.A.

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