Consumidor é vítima de propaganda enganosa em loja de departamento no Centro
Com a chegada do período de festas de fim de ano são diversas as promoções pelo comércio da cidade. E nesta época, a atenção dos consumidores deve ser ainda maior. A atenção deve estar para a identificação de propagandas enganosas indicando descontos ou condições de parcelamento facilitados que não são praticados. O recente caso do designer gráfico, José Francisco de Oliveira chama a atenção para a situação, que se não tivesse tido atenção, teria pago o dobro do valor dos produtos escolhidos.
Na última segunda-feira, ao buscar um presente em uma loja de departamento no centro da cidade, se deparou com propaganda de produtos à venda com condições de pagamento em 10 vezes sem juros. Com a possibilidade de parcelamento, que não gerariam aumento no valor dos produtos, o designer escolheu os produtos e somente ao passar os itens no caixa, se deparou com o valor final, quase que o dobro do que seria à vista. “Quando vi a propaganda, consultei qual era o mínimo da compra a ser parcelada. Me informaram que seria possível para as compras a partir de R$ 150, então decidi comprar, mas quando passei no caixa, o valor final estava o dobro”, disse o designer.
A Redação da Tribuna esteve na loja e ao consultar as formas de pagamento, não recebeu as mesmas informações dada ao cliente, sendo oferecidas formas de parcelamento diferenciadas. Em tentativa de explicações sobre a suposta propaganda enganosa e informações divergentes, a reportagem não recebeu retorno do estabelecimento. O Procon, por meio de assessoria, informou que nesta situação é importante que o consumidor registre imagens da oferta, para que, posteriormente, possa exigir o cumprimento.
Consultado sobre o fato, o coordenador do Procon em Petrópolis, Bernardo Sabrá, destacou que as promoções devem estar expostas de forma clara nas lojas. “Nesse caso, a loja errou. Tem que prevalecer o que está exposto na promoção e o consumidor deve exigir isso na loja ou, no caso de se sentir lesado, pode procurar o Procon que verificará cada caso. O Procon atua sob denúncia”, destacou, reforçando que nesta época do ano é registrado um aumento no número de reclamações dos estabelecimentos comerciais. Nos dias que antecedem as promoções da Black Friday, os agentes do Procon intensificam as ações de orientação aos consumidores e fiscalização no comércio para identificar fraudes.
A comunicação do Procon informou ainda que o trabalho de fiscalização é contínuo, independente de datas temáticas. A prática de propaganda enganosa é passível de sanção administrativa do órgão, podendo chegar desde advertência até multa. O consumidor deve registrar uma denúncia sempre que prejudicado, pois o ônus de comprovação da comunicação publicitária, em caso de propaganda enganosa, cabe ao estabelecimento.