Tarifas colocam Fed em posição ‘desafiadora’, afirma dirigente do BC dos EUA
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou que as tarifas colocam o BC dos Estados Unidos em uma posição “desafiadora”, citando a dificuldade em estimar seus efeitos sobre a economia. “Terei mais confiança para falar sobre os efeitos e se eles serão apenas temporários, caso os acordos comerciais sejam finalizados rapidamente”, disse, em entrevista à CNBC nesta sexta-feira, 11.
Kashkari argumentou que, por este motivo, não está confortável com a teoria de que as tarifas terão apenas um grande impacto inicial na inflação, antes de desaparecer gradualmente.
Na visão dele, quanto mais tempo as negociações levarem, mais incerta fica a extensão dos efeitos e maior o risco de desancorar as expectativas de inflação de longo prazo.
“Se não tivéssemos passado por quatro anos de inflação elevada e bem acima da meta, eu não teria este receio”, afirmou o dirigente. “Temos que tomar cuidado em nossas decisões e terminar nosso trabalho, mostrar que não há enfraquecimento em nosso compromisso.”
Kashkari não vota nas decisões do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, em inglês) neste ano, mas terá assento nas reuniões de 2026.