
A Defesa Civil de Petrópolis informou, às 21h desta sexta-feira (04), que foram abertos 26 pontos de apoio nos cinco distritos. Desses, quatro já foram abertos às 19h por atingirem os protocolos de abertura. A medida é preventiva e tem como objetivo facilitar o acesso da população devido aos acumulados de chuva previsto para a madrugada deste sábado (05).
A Defesa Civil orienta os moradores das áreas de risco a se deslocarem para o ponto de apoio mais próximo e reforça a importância de acompanhar as atualizações. Para receber alertas, cadastre o seu CEP enviando uma mensagem de texto para o número 40199.
Governador Claudio Castro chegou a Petrópolis no início da noite desta sexta-feira
O governador Claudio Castro e o secretário de Ambiente, Bernardo Rossi chegaram a Petrópolis no início da noite desta sexta-feira (04) para acompanhar as ações de prevenção para a chuvas deste fim de semana.
“O Estado tem feito um trabalho de prevenção junto aos municípios para uma resposta rápida. As equipes do Corpo de Bombeiros foram reforçadas, assim como a disponibilização do maquinário para atender não apenas Petrópolis, mas a toda a Região Serrana. Também enviamos kits para a assistência social caso necessário”, disse o governador Claudio Castro.
O secretário estadual de Ambiente, Bernardo Rossi lembrou as ações do Limpa Rio que ajudaram na prevenção evitando inundações. “A dragagem dos rios feita pelo Inea evitaram maiores incidentes em todo o estado e em Petrópolis não será diferente. Todo o maquinário continua disponível para atender as cidades”, frisou o secretário estadual.
“Essa parceria com o Governo do Estado é fundamental neste período em que enfrentamos o risco de fortes chuvas. A prontidão demonstrada antes mesmo da chegada do governador a Petrópolis mostra o comprometimento com a nossa cidade. Toda a estrutura estadual foi colocada à disposição: equipes técnicas capacitadas, máquinas, caminhões, e demais equipamentos essenciais já estão mobilizados. Essa atuação integrada fortalece nossa capacidade de resposta e reforça a importância da união entre os governos para proteger a população”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Confira a listagem dos pontos de apoio abertos:
- Escola das Comunidades Santo Antônio
- E.M. Clemente Fernandes
- E.M. Germano Valente
- E.M. Stefan Zweig
- Escola Paroquial Bom Jesus
- E.M. Gov. Marcello Alencar
- E.M. Senador Mario Martins
- Escola Municipal Duque de Caxias
- CEI André Vanzan
- E.M. Hercília Henriques Moretti
- E.M. Fábrica do Saber
- E.M. Bataillard
- Salão Paroquial São Paulo Apóstolo
- CEI Vista Alegre
- E.M. Papa João Paulo II
- E.M. Ana Mohammad
- E.M. Santa Teresinha
- E.M. Alto Independência
- E.M. Dr. Paula Buarque
- E.M. Theodoro Machado
- Escola Municipalizada Pedro Amado
- E.M. Geraldo Ventura Dias
- E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo
- E.M. Odette Fonseca
- E.M. Beatriz Zaleski
- E.M. Hidelbrando de Carvalho
Dois pontos de apoio foram desmobilizados:
- E.M. Roberto Kennedy
- E.M. Rosalina Nicolay
Maiores acumulados na última hora:
- São Sebastião Vital: 12,4mm (Cemaden RJ)
- Dr. Thouzet: 10,2mm (Cemaden RJ)
- São Sebastião: 9,6mm (Cemaden BR)
Maiores acumulados em 24h:
- Chácara Flora: 48,8mm (Cemaden BR)
- São Sebastião- Vital: 46,8mm (Cemaden BR)
- São Sebastião-Geo: 45,6mm (Cemaden BR)
Leia mais notícias de Petrópolis e região: