
A Prefeitura de Petrópolis realizou, nesta sexta-feira (04), nova reunião intersetorial para preparar a cidade para a forte chuva prevista para este fim de semana. A chegada de uma frente fria aliada a um canal de umidade pode trazer temporais que podem gerar acumulados significativos entre sexta e domingo (06).
“Ainda temos a previsão de forte chuva para a cidade, então é importante estarmos alinhados e preparados para dar respostas rápidas. Desde quarta-feira estamos com ações preventivas, com todas as equipes da Defesa Civil, Comdep, Assistência Social, CPTrans e Saúde de prontidão”, reforçou o prefeito Hingo Hammes.
“Estamos acompanhando as atualizações e comunicando a população para que todos possam tomar as medidas de proteção. O nosso objetivo é prezar pelas vidas das pessoas, trabalhar para que a cidade fique segura”, ressaltou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Participaram da reunião intersetorial as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Obras, Educação, Serviços, Segurança e Ordem Pública, Governo, Fazenda, Administração e Gabinete; além da Comdep; Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans); Guarda Civil Municipal (GCM); das concessionárias Enel e Águas do Imperador; o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha; o Corpo de Bombeiros; a Polícia Civil (PC) e IML; a Polícia Militar (PM); ICMbio/Apa Petrópolis; a Concer e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Petrópolis (Setranspetro).
Confira as ações emergenciais:
•11 linhas disponibilizadas para atendimento do 199.
•Base descentralizada da Defesa Civil em Itaipava para atendimento aos distritos.
•Liberação do acesso às imagens das câmeras do Cimop (a partir do início da chuva).
•Equipes da Comdep e efetivo da Guarda Civil Municipal de prontidão.
•Equipes do Samu de prontidão para eventuais ocorrências.
•Materiais e insumos para os pontos de apoio e atendimento à população.
•Organização do Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real da Rocha (Rua Floriano Peixoto, no Centro).
•Reforço dos efetivos do Corpo de Bombeiros e uso de locais estratégicos (Rua Professor Stroller, no Quarteirão Brasileiro) em caso de risco de alagamento da Avenida Barão do Rio Branco. Além do posicionamento de viaturas em pontos da cidade para agilizar o atendimento.
•Ponto facultativo, suspensão das aulas nas unidades municipais e orientação para a suspensão das atividades nas instituições particulares.
•Aumento de 50% do efetivo nas equipes de reparos da concessionária Enel.
•Reforço de 1.600 homens da Polícia Militar, que também atuará com rondas nos pontos de apoio
•Material enviado pelo Governo do Estado: 500 colchões, mil garrafas d’água e 400 kits de material de limpeza.
Ocorrência 04/04 – 14h
A chuva que atingiu a região do terceiro distrito na manhã desta sexta-feira (04), causou pontos de alagamento. Equipes da Comdep estiveram no local e com o apoio da concessionária Águas do Imperador, a Companhia garantiu a limpeza das vias.
Maiores acumulados em 24h:
Vila Rica (Cemaden-BR) 36.98mm/24h
Itaipava (Cemaden-BR) 29.37mm/24h
Leia mais notícias de Petrópolis e região: