• Minissérie sobre Santos Dumont gravada em Petrópolis já está no ar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/11/2019 18:00

    Com cenas gravadas no Museu Casa de Santos Dumont e em diversas ruas de Petrópolis, a minissérie “Santos Dumont: mais leve que o ar” foi lançada simultaneamente em toda a América Latina e em seguida para o resto do mundo, neste domingo (10), na HBO. Em seis episódios, a minissérie vai mostrar todos os períodos da vida do “Pai da Aviação” e, com isso, ajudar divulgar a Cidade Imperial.

    A obra, que contou com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, é mais um exemplo de grandes produções que escolhem o município como cenário e, assim, atraem turistas. “Petrópolis é muito singular e está sempre sendo procurada pelos diretores de filmes, novelas, séries. Isso mostra a cidade para o mundo”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

    “E temos o privilégio de termos tido um ‘morador’ tão ilustre como Santos Dumont. Foi a nossa cidade que ele escolheu para construir sua casa de veraneio. É um orgulho para todos os petropolitanos contarmos com um personagem tão icônico na nossa história. Não temos como falar desse grande inventor sem falar de Petrópolis”, completa.

    Pouco explorada por produções audiovisuais até agora, todos os períodos da vida do “pai da aviação” serão retratados em seis episódios. É uma superprodução, rica em detalhes, com reconstituição de época e efeitos especiais. Na estréia, que alternou cenas da infância de Santos Dumont na fazenda de café da família, em São Paulo, com outras do personagem já adulto, na França, a produção mostrou a fascinação do inventor pela mecânica.

    O Museu Casa de Santos Dumont aparece nos próximos episódios, na fase de Dumont um pouco mais velho. O ator Gilberto Gawronski revive o personagem nesta época, no período da “Encantada”.

    Leia também: Petrópolis Gourmet tem oficinas gratuitas e a alta gastronomia

    Dirigida por Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone, esta é a primeira coprodução de uma minissérie histórica, baseada na vida e na época do pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont. Em Petrópolis, foram cerca de 130 horas de trabalho em agosto do ano passado, com mais de 90 pessoas envolvidas – chegando até a 110 em alguns dias. Quatro pousadas foram ocupadas pela equipe, que veio com quatro caminhões de equipamentos e um de figurinos. A produção contratou mais de 100 figurantes de Petrópolis para as filmagens

    “E esse é só um exemplo. Só este ano, Petrópolis foi cenário para gravações de filmes, como ‘O Garoto’ e ‘Quem vai ficar com Mário?’, além de novelas da Globo, como ‘Órfãos da Terra’ e ‘Malhação’, entre outras produções. A cidade já é referência no setor. Isso movimenta o município diretamente, com a ocupação em hotéis e movimento no comércio e restaurantes ou mesmo na contração de profissionais para a produção, além de trazer muitos visitantes com a exposição da cidade nos cinemas e na TV”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

     

    Últimas