• Metalinguagem em prol de crianças com necessidades especiais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/06/2016 14:43

    A Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis iniciou uma parceria com o projeto Metalinguagem do Barro, que oferece atividades terapêutica cultural e interação social, direcionadas para crianças com necessidades especiais, que são atendidas pela APAE. O projeto acontece toda quinta-feira das 14h às 16h, na sala Etienne, no Centro Cultural Raul de Leoni – CCRL e as atividades são ministradas pelo artista plástico e professor Dennis Cross, com duração prevista de aproximadamente seis meses.

    A proposta é desenvolver através das aulas a modelagem e criações livres com manuseio de argila, estimulando nas crianças os seus sentidos, percepções e evolução psicomotora. A arteterapia tem o objetivo de possibilitar aos alunos um novo canal de comunicação, além de incentivar o autoconhecimento, a autoestima e a adaptação às suas realidades.

    A ação também engloba sessões de cinema exclusivas para este público no Cine Humberto Mauro No centro de Cultura, com parceria com o Centro de Referência de Educação Inclusiva – CREI e GAAPE, Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis.

    De acordo com gerente do CCRL, Mariana Isaac, os alunos especiais, que possuem necessidades específicas para assistir uma sessão de cinema terão toda assistência no que diz respeito ao ambiente oferecido.

    "A sala conta com iluminação, há pausa para lanches e a saída é permitida a qualquer momento para utilizar os banheiros. A nossa principal preocupação é garantir o acesso destes usuários a diversas manifestações e expressões da cultura e democratizar a utilização do espaço público”, finaliza a gerente.


    Últimas