
Dados do Hospital Santa Teresa, divulgados nesta semana, apontam um aumento de 43,53% no número de vítimas de acidentes de trânsito em Petrópolis. Segundo o hospital, em janeiro, a Sala de Trauma atendeu 85 pacientes após ocorrências de atropelamentos, colisões e outros tipos de acidentes envolvendo carros e motos. Em fevereiro, esse número subiu para 122.
O percentual de atendimentos relacionados ao trânsito também aumentou. Em janeiro, dos 146 realizados na Sala de Trauma, 58,22% estavam ligados a essas ocorrências. No mês seguinte, esse percentual subiu para 78,21% dos 156 pacientes atendidos.
Um dos maiores aumentos percentuais foi registrado entre as vítimas de atropelamento. O número de casos saltou de cinco, em janeiro, para 14, em fevereiro, um crescimento de 180%.
As motocicletas seguem liderando o número de acidentados. Em fevereiro, 78 pessoas ficaram feridas em ocorrências com esse tipo de veículo, contra 55 no mês anterior, representando uma alta de 41,82%.
Já os acidentes envolvendo carros tiveram um aumento de 20%, passando de 25 para 30 casos.
Diante do crescimento dos acidentes de trânsito na cidade, a Prefeitura de Petrópolis anunciou a criação da Comissão de Segurança Viária e Mobilidade Urbana (CSVMob), sob a responsabilidade da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). A iniciativa busca formular propostas e desenvolver ações para garantir a segurança e a fluidez do trânsito municipal.
“Esse planejamento de mobilidade urbana segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2021 a 2030), instituído em 2018 pela lei federal e que foi regulamentado pelo CONTRAN. Seguindo ainda o nosso plano de mobilidade aqui de Petrópolis, o que a gente pretende é criar soluções para uma cidade que vê sua frota de veículos crescer a cada ano. Principalmente, no sentido de reduzir as mortes no trânsito”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Entre as principais metas estabelecidas, está a redução de pelo menos 50% no número de vítimas fatais entre pedestres, ciclistas e motociclistas até 2030. A administração municipal também pretende incentivar o uso de modais ativos, como bicicletas e deslocamentos a pé, ampliando sua participação no trânsito em pelo menos 20%.
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