Petrópolis entra para lista das melhores cidades para se fazer negócios
Petrópolis estreou na lista das melhores cidades para se fazer negócios, realizada pela empresa de consultoria Urban Systems, por meio de estudo feito para a revista Exame, e divulgada nessa quinta-feira (31). Na análise geral de 317 municípios, Petrópolis ficou na colocação 91ª, única cidade da Região Serrana a aparecer no ranking final. A análise é feita com base em dados de desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, capital humano e infraestrutura – neste último, a cidade alcançou a 72ª posição. A pesquisa aponta as principais microrregições que seriam novos vetores de desnvolvimento do Brasil.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, o resultado do ranking “Melhores cidades para se fazer negócios” reforça o positivismo no setor econômico. “Apesar de todos os problemas financeiros enfrentados pelo Estado, Petrópolis vem mostrando uma expectativa positiva com relação aos novos negócios. Prova disso é a quantidade de atendimentos no Espaço Empreendedor, que recebe as pessoas que desejam aumentar os seus negócios ou, até mesmo, abrir uma empresa. Desde janeiro, 11.263 atendimentos já foram realizados no EE”.
“Desburocratização é a palavra de ordem para o prefeito Bernardo Rossi” destaca a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento. “Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Fazenda vem investindo em modernização – seja na implementação ou na atualização de sistemas – para dar mais agilidade aos serviços e facilitar a vida de quem quer empreender na cidade. Implementamos, ainda no primeiro ano de governo, o sistema de Alvará online e este ano avançamos para o sistema de alvará eletrônico automatizado, que dá ainda mais agilidade a legalização de um negócio, pois em muitos casos permite que, no mesmo dia, o empresário esteja com o alvará em mãos”.
Outros destaques
As ações de desburocratização se relacionam ao destaque de Petrópolis com o segundo lugar no game “Cidades Empreendedoras”, do Sebrae. Dez cidades participaram do game que incentiva a implantação de políticas públicas voltadas para a melhora no ambiente empresarial.
Em setembro, Petrópolis também se destacou no Ranking ConnectedSmartCities, que analisa 70 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, em 11 eixos temáticos, identificando as cidades mais inteligentes. Entre as 100 cidades avaliadas, Petrópolis ficou na 35ª colocação, mas com destaque para a terceira colocação no ranking de conectividade, atrás apenas de Niteroi e da capital.
Leia também: Rio está entre as piores capitais brasileiras em ranking de gestão fiscal