
Estado e município alinham parcerias e ações para preservação ambiental com o uso de geotecnologia
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente – Inea e da prefeitura de Petrópolis se reuniram para traçar ações integradas e parcerias em prol da preservação ambiental e da biodiversidade no município. Entre as questões discutidas estão: a parceria para ações integradas de conscientização e fiscalização; treinamento de Guardas Civis para fortalecimento do Grupo de Proteção Ambiental – GPA; o acesso do município a programas com suporte de geotecnologia do Inea para monitoramento de áreas de florestas; e a criação de um protocolo para resgate de animais silvestres. A reunião foi alinhada entre o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, e o prefeito Hingo Hammes, e visa garantir o suporte técnico do Estado ao município na pauta ambiental.
“É uma determinação do governador Cláudio Castro que a Secretaria e o Inea auxiliem os municípios para que possamos juntos avançar nas pautas ambientais em todo Estado. Temos na Seas e no Inea um corpo técnico altamente qualificado, com especialistas em todas as áreas. A intenção é oferecer este suporte técnico para que os municípios possam melhorar suas políticas de gestão ambiental. É um trabalho que começa em Petrópolis e que será levado a outras cidades. O cuidado ambiental nos municípios é o que nos permitirá alcançar as metas e cumprirmos os compromissos ambientais que temos como estado”, explica Bernardo Rossi.
“O Inea irá somar ao trabalho dos técnicos do município, não apenas por conta da expertise em áreas específicas, mas também com instrumentos de tecnologia, como os programas Olho no Verde e Olho no Verde Queimadas, aos quais poderemos ter acesso e que poderão nos auxiliar inclusive dentro do Plano Inverno”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Parcerias também serão realizadas para que o Inea faça a capacitação de Guardas Civis municipais para atuação no Grupamento de Policiamento Ambiental – GPA; além de capacitação para combate a incêndios florestais e implementação do programa de conscientização de Guarda Parque Mirim, que deverá ser inserido nas Escolas da rede municipal de Petrópolis.
O alinhamento de trabalho entre a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Instituto Estadual do Ambiente – Inea, e município, permitirá que a cidade tenha acesso a serviços de geotecnologia por meio de parcerias em programas da Secretaria de Estado, como o “Olho no Verde”, que monitora em tempo real áreas de florestas em todo estado, com precisão de tecnologia capaz de identificar o corte ou a supressão de uma única árvore; e o Olho no Verde Queimadas, tecnologia capaz de identificar focos de fogo em áreas verdes e que possibilita a identificação e punição de responsáveis de crimes como queimadas em vegetação, com a possibilidade de embargo remoto de áreas afetadas pelo fogo. A intenção é que o município possa integrar os programas do estado às ações do Plano Inverno.
Operação integrada entre Prefeitura e Inea para ordenamento em cachoeiras durante o carnaval
A primeira ação integrada entre equipes do Inea e órgãos municipais (Guarda Civil Municipal, CPTrans, Comdep e secretaria do Ambiente) será realizada durante o carnaval, na cachoeira da Rocinha, em Secretário, na cachoeira do Rocio e no Poço Negro – locais que atraem grande número de visitantes. As três áreas estão localizadas em unidades de conservação do Estado ou zonas de amortecimento das mesmas.
A intenção da operação será promover a conscientização sobre o uso sustentável, evitando a degradação dos espaços e reduzindo os impactos à fauna e à flora, além de promover a segurança dos frequentadores e o ordenamento urbano, evitando transtornos aos moradores e visitantes.
Nessa terça-feira (25) técnicos do Inea e do município vistoriaram as áreas das três cachoeiras para identificar as demandas e alinhar a realização das operações integradas.
Leia mais notícias de Petrópolis e região: