• Petropolitana de 15 anos é selecionada para seleção brasileira de Taekwondo

  • 26/fev 08:30
    Por Wellington Daniel | Foto: Divulgação

    A atleta petropolitana Ângela Azevedo, do Team Lacerda, é a nova titular da seleção brasileira de Taekwondo. A vitória veio no domingo (23), após a jovem, de apenas 15 anos, vencer uma competição importante da arte marcial, o Grand Slam, na categoria juvenil acima de 68 quilos. Agora, se prepara para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano em abril, no México.

    Ângela é um fenômeno da luta e sua história é de superação. Em 2022, participou do Projeto Esperança, da Catedral Metodista de Petrópolis, voltado para apoiar pessoas atingidas pelas chuvas daquele ano. Lá, o então professor do projeto, Victor Lacerda, reconheceu um talento especial e lhe deu uma bolsa na academia Team Lacerda.

    “Percebi que a Ângela tinha um talento, uma dedicação, uma paixão pelo Taekwondo e dei uma bolsa para ela treinar na minha academia. De lá pra cá, ela chegou até a faixa preta e participou de diversas competições”, contou o professor.

    De lá para cá, o histórico é cheio de medalhas: ganhou a Copa Carioca, foi vice-campeã estadual e brasileira, campeã da Copa do Brasil e bronze nos Jogos da Juventude. Em 2024, ganhou a faixa preta e terminou em primeiro lugar no ranking nacional. Agora, a vitória em duas lutas no Grand Slam a consagrou como a melhor do Brasil na sua categoria.

    “Estou muito feliz com meu desempenho no Grand Slam. É a minha primeira vez participando desse campeonato importantíssimo. Lá se reúnem os melhores atletas do país. Então, eu já sabia que não seria fácil, mas fui mesmo assim, dei o meu melhor e fui campeã”, comemorou a atleta.

    Para o professor Victor Lacerda, essa é a conquista mais importante do atleta. “Essa conquista dentro do nível nacional é a mais importante que o atleta consegue, que é a titularidade na sua categoria. E na seleção brasileira, também é a honra de poder representar o país em competições internacionais”, afirmou.

    A atleta ainda deseja alcançar voos maiores no esporte, principalmente agora que representará o Brasil em competições internacionais.

    “Meu objetivo, agora, é conseguir medalhas internacionais e um dia chegar nas Olimpíadas”, concluiu.

    Leia mais notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas