
Audiências na quinta-feira podem revelar parte do rombo nas contas públicas
É grande a expectativa para as duas audiências públicas que acontecem nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores. A primeira, às 13h, analisa os resultados das finanças da Prefeitura de setembro a dezembro e, a segunda, às 18h30, o desempenho da saúde, no mesmo período. Na primeira reunião, com representantes das secretarias de Fazenda, Governo, Controle Interno e Planejamento, já vai ser possível ter uma ideia do rombo deixado pela gestão Bomtempo. Nestes primeiros dias de nova gestão, deve haver desenhado um cenário. Na segunda, essa com o secretário de Saúde, também dá para ter uma ideia do real endividamento da Prefeitura com fornecedores como Hospital Santa Teresa, Hospital Clínico de Corrêas…
#ficaadica
A gente espera que agora com os novatos, o plenário esteja repleto porque no passado, se três ou quatro vereadores participavam era muito. E quem for, deve estudar antes os números e pedir ajuda a assessores especializados para poder entender e apertar no ponto certo onde dói o calo. Também é esperado que Fred Procópio, agora do outro lado como secretário de Governo, venha também com um cenário nítido para mostrar aos colegas na audiência presencial e online.

Exemplo
O vereador do Rio, Pedro Duarte, do Novo, recusou pelo quinto ano ingressos 0800 para o Carnaval na Sapucaí. Eles são sempre oferecidos aos parlamentares pela presidência da Câmara, mas Pedro diz que seu partido não admite privilégios. Ele vai, mas pagando do próprio bolso. Pela mesma linha seguem os parlamentares do Psol.
Como é isso?
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fará a capacitação de equipes que irão atuar na remoção de ervas de passarinho, que prejudicam árvores no Centro Histórico de Petrópolis – cidade que será piloto nesta iniciativa. Tá. Cavalo dado não se olha os dentes. Mas, não tem locado um profissional na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que existe há mais de 20 anos, que não saiba fazer o manejo de erva de passarinho para ensinar os funcionários da Comdep?
E os bueiros?
Falando providências simples, rotineiras e necessárias, lembra que em 2023 a justiça determinou que os 15 mil bueiros da cidade fossem limpos? Ano passado, como não teve determinação judicial ninguém falou nada. Este ano, com a previsão de um verão bem seco, também não.

Não acredito
É mentira que em uma certa companhia de economia mista a nova gestão encontrou até recibo de prestação de serviço escrito em papel de pão. Não é verdade.
Reforma
Estava prevista para antes da eleição, depois ficou para o período pós-eleitoral, passou para o final do ano, depois para o início de 2025, agora era para ser após a definição da mesa diretora da Alerj e, última forma, ficou para depois do Carnaval. É a reforma administrativa de Cláudio Castro. Deixa titulares das pastas apreensivos por meses. Só um tem a paz na alma: Bernardo Rossi, conhecido como o imexível.
#ficaadica
Longe de a gente se meter na vida da gestão municipal, mas depois de dois meses, o trio VPT – vassoura, pincel e tinta – já não cai nas graças do povo. Mostrar a limpeza de espaços públicos já não segura o humor do cidadão.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 286 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br