• Cemaden: Petrópolis registra seca fraca desde outubro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/fev 08:20
    Por Wellington Daniel | Foto: Victor Carneiro/Tribuna de Petrópolis

    Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que Petrópolis enfrenta uma seca fraca desde outubro. Em setembro, a cidade chegou ao nível de seca moderada. O último mês com registro de normalidade foi março de 2024, e a previsão para fevereiro ainda aponta para um cenário de seca fraca a moderada.

    Além da falta de chuva nas últimas semanas, a cidade tem enfrentado uma intensa onda de calor, com temperaturas acima de 30°C. A expectativa é que o calor persista até a próxima segunda-feira (24). Para auxiliar na hidratação da população durante esse período, a concessionária Águas do Imperador disponibilizou 20 bebedouros públicos em locais de grande circulação no Centro e nos distritos.

    Segundo a concessionária de água, apesar desta situação, o abastecimento de água está ocorrendo normalmente na cidade.

    Classificação da seca

    Para monitorar a seca, o Cemaden utiliza o Índice Integrado de Seca (IIS), que considera períodos de um, três e seis meses. A classificação varia de um a seis, sendo um para seca excepcional e seis para normalidade. O levantamento é realizado desde janeiro de 2021.

    O nível mais crítico registrado em Petrópolis foi a classificação 3, correspondente a seca severa, ocorrida pela última vez em julho de 2021 no IIS de seis meses.

    Em janeiro de 2024, o IIS de um mês indicava normalidade para a cidade, enquanto o índice de seis meses apontava seca fraca. Já no período de três meses, o cenário era de seca moderada. No primeiro mês deste ano, todos os períodos indicavam seca fraca.

    Bebedouros públicos

    Dois bebedouros também são inclusivos, adaptados para pessoas com deficiência e animais de estimação, e estão localizados na Rua 16 de Março e no Palácio de Cristal.

    A Águas do Imperador informou que os locais atendidos são: Rua Teresa, 280; Rua Teresa, 337; Rua Teresa 492; Rua Teresa, 608; Avenida Barão do Rio Branco, 3000; Avenida Barão do Rio Branco, 2046; Avenida Barão do Rio Branco,1300; Avenida Barão do Rio Branco, 70; Palácio de Cristal (3, sendo um inclusivo); Rua Paulino Afonso, calçada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Piabanha; Praça do São Sebastião, Indaiá; Avenida Ipiranga, em frente ao Parque Natural Municipal Padre Quinha; Praça Clementina de Jesus, Centro; Rua 16 de Março (bebedouro inclusivo); Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, Itaipava; Ciep Posse e Hotel Quitandinha.

    A Tribuna também questionou a Prefeitura sobre as medidas de enfrentamento, mas não obteve resposta até a última atualização.

    Leia mais notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas