
Petrópolis possui 24.136 famílias em situação de pobreza, segundo os dados atualizados do Cadastro Único, do Governo Federal. No Brasil, as famílias que possuem renda domiciliar per capita inferior a R$ 667 mensais são enquadradas nestas condições.
Ao todo, o município tem 54.234 pessoas em situação de pobreza, o equivalente a 19,45% da população, com base no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além das famílias em situação de pobreza, os dados mostram que 33.640 famílias, correspondente a 81.480 pessoas, possuem renda domiciliar per capita de até meio salário mínimo e outras 18.803 famílias, que correspondem a 32.586 pessoas, têm renda domiciliar per capita acima de meio salário mínimo.
A faixa etária com mais inscritos no Cadastro Único é de 7 a 15 anos, com 19.148, representando 35,31% do total de pessoas inscritas.
Banco de Alimentos
Em 2022, o município adquiriu o imóvel onde está localizado o Centro de Acolhimento Gabriel Vila Real da Rocha, na Rua Floriano Peixoto. No local, também está previsto o funcionamento de um Banco de Alimentos, que ainda não foi inaugurado. As intervenções tiveram início em abril de 2023, por R$ 298 mil, e inicialmente o prazo para conclusão era de 90 dias. No entanto, as obras foram paralisadas por um período, sendo retomadas em agosto do ano passado.
No início das intervenções, a gestão do então prefeito Rubens Bomtempo informou que o Banco de Alimentos funcionará no térreo do Centro de Acolhimento e será utilizado para recolher doações, manipular os alimentos e distribuí-los para as famílias em situação de insegurança alimentar.
Em nota, a atual gestão, comandada por Hingo Hammes, informou que desde que assumiu “tem atuado para dar continuidade às intervenções necessárias e viabilizar a conclusão de espaços em desenvolvimento.” Ainda segundo o governo municipal, as obras no imóvel onde funcionará o Banco de Alimentos estão em fase final de conclusão pela Secretaria de Obras.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: