
A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, nessa terça-feira (11), um projeto de lei que retira a proibição da cobrança de sacolas plásticas nos supermercados da cidade. O texto é de autoria do vereador Gil Magno (PSB) e foi colocado em votação em regime de urgência. Além dessa medida, também prevê ações de conscientização quanto ao uso dessas embalagens.
Para a retirada da proibição, o projeto revoga uma lei que está em vigor desde 2021, de autoria de Gilda Beatriz (PP) e Marcelo Lessa. A regra proposta pelo político do PSB também prevê que os supermercados também deverão incentivar o uso de sacolas reutilizáveis.
“É uma conscientização, voltada principalmente na questão do meio ambiente. Estou vendo muito lixo. As chuvas mostram muito isso, sempre um monte de lixo com sacolas”, justificou Gil Magno.
Grande parte dos vereadores votaram fora do microfone. Segundo foi falado na sessão, o motivo foi que os equipamentos estavam sendo ligados. Na contagem, a Câmara registrou oito votos favoráveis ao projeto.
A vereadora Júlia Casamasso (PSOL) e o vereador Tiago Leite (PSD) encaminharam voto sim. Já Thiago Damaceno (PSDB), Carlos Alberto (MDB) e Dr. Aloisio (PP) encaminharam voto contrário.
Agora, o texto segue para a análise do prefeito, Hingo Hammes (PP). Caso sancione, o projeto se tornará lei. Mas, caso Hammes opte pelo veto, o PL volta para a Câmara Municipal e precisará de maioria absoluta da Casa para entrar em vigor, ou seja, oito votos.
Veja o voto de cada vereador:
Favoráveis: Gil Magno, Júlia Casamasso, Wesley Barreto, Dudu, Léo França, Júnior Coruja, Tiago Leite e Lívia Miranda.
Contrários: Carlos Alberto, Henrique Laranja, Dr Aloísio e Thiago Damaceno.
Ausentes: Marquinhos Almeida, Júnior Paixão e Octávio Sampaio.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: