• Cederj completa 25 anos com marca de mais de cinco mil alunos na Região Serrana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/fev 09:05
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    O Cederj – Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro está completando 25 anos, com a marca de mais de cinco mil alunos na Região Serrana, em quatro unidades: Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios. A iniciativa da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribui para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.

    Atualmente, o Consórcio Cederj oferece 18 cursos gratuitos de graduação e a expectativa é expandir essa oferta.

    “Nosso objetivo é aumentar as ofertas de vagas e cursos de acordo com a vocação de cada região. Seguimos trabalhando muito para que a instituição continue levando educação de qualidade e possibilidades para a população fluminense”, destacou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes. 

    Pioneirismo, inovação e reconhecimento

    Um dos primeiros polos instalados pela Fundação Cecierj no interior do estado foi o de Três Rios. A inauguração, em 2001, possibilitou a expansão do projeto na Região Serrana. O primeiro curso foi o de Matemática (UFF) com 40 vagas e, atualmente, oferece as licenciaturas em Ciências Biológicas (UFRRJ), Geografia (Uerj), Física (UFRJ), Matemática (UniRio) e Pedagogia (Uerj), Tecnologia em Sistemas de Computação (UFF), Tecnologia em Segurança Pública e Social (UFF), e Administração Pública (UFF). São mais de 1.500 alunos matriculados.

    A unidade do Cederj em Nova Friburgo foi inaugurada em 2003. Com 1.884 alunos, recebeu o “Prêmio Polo EaD UAB em Ação” e o título de uma das três melhores unidades de educação a distância do Brasil, conferido pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.

    A unidade de Friburgo oferta oito cursos: Biblioteconomia (UFF), Ciências Contábeis (UFF), Licenciatura em Ciências Biológicas (Uerj), Licenciatura em Pedagogia (Uerj), Licenciatura em Letras (UFF), Licenciatura em Geografia (Uerj), Licenciatura em Química (Uenf) e Tecnologia em Segurança Pública e Social (UFF). 

    O polo de Petrópolis, inaugurado em 2002, tem 1.376 alunos matriculados. Oferece licenciaturas em Ciências Biológicas (Uenf), Matemática (UniRio), Pedagogia (Uerj), Tecnologia em Segurança Pública e Social (UFF) e Administração (UFRRJ).

    Um dos mais novos, inaugurado em fevereiro de 2021, o Polo Cederj Teresópolis oferece as licenciaturas em Geografia (Uerj), Pedagogia (Uerj) e Turismo (UniRio). São cerca de 430 alunos matriculados, como Richard Selva Sohn, que vem conquistando importantes feitos acadêmicos: aprovação de trabalhos em eventos, 12º Simpósio da sociedade latino-americana e caribenha de história ambiental, promovido pela UFRJ.

    “A Geografia sempre me despertou grande interesse e, graças ao Cederj, foi possível realizar esse sonho. Escolhi a modalidade EAD, pois através dela é possível cursar uma licenciatura de uma universidade pública, mesmo morando no interior. Com a presença de um polo aqui no município tudo se tornou realidade. O ensino a distância é extremamente importante para a educação, pois democratiza o acesso, aumentando assim a capilaridade”, afirmou o aluno.

    O Cederj atua em parceria com o Cefet-RJ, Uerj, UFRJ, UniRio, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

    Leia mais notícias de Petrópolis e região:

    Últimas