• EUA surpreendem o Panamá ao citar passagem gratuita a navios do governo pelo canal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/fev 13:01
    Por Estadão

    Os EUA e o Panamá emitiram declarações conflitantes na quarta-feira (5) sobre o acesso ao Canal do Panamá, com o Departamento de Estado dizendo que todas as taxas seriam dispensadas para navios do governo americano e o Panamá respondendo que nenhum acordo havia sido fechado.

    Os navios do governo dos EUA acessarão a hidrovia “sem taxas de cobrança, economizando milhões de dólares ao governo dos EUA por ano”, disse o Departamento de Estado em uma publicação no X. O presidente Donald Trump chamou as taxas de “ridículas” e ameaçou repetidamente “retomar” o Canal do Panamá, criticando a influência que ele diz que a China tem sobre a hidrovia.

    A Autoridade do Canal do Panamá disse na quarta-feira à noite que nenhum ajuste desse tipo havia sido feito nos pedágios ou direitos de trânsito para navios do governo dos EUA.

    O anúncio ocorre três dias após o Secretário de Estado Marco Rubio visitar o país para se encontrar com o Presidente José Raúl Mulino e fazer um tour pelo canal. A portas fechadas, ambos os países concordaram em discutir a possibilidade de conceder passagem livre aos navios da Marinha dos EUA. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Últimas