**Matéria atualizada às 17h09 e às 19h15 com o posicionamento da Turp
Uma colisão envolvendo um automóvel particular e um ônibus da Turp ocorreu na noite de quarta-feira (05), na região conhecida como Jacuba, na Posse. Segundo testemunhas, o carro estaria transitando pela contramão no momento do acidente.
A equipe da Tribuna apurou que o último licenciamento do coletivo envolvido na ocorrência foi feito em 2023, segundo dados do Detran-RJ. Além disso, a fabricação é de 2012, enquanto uma resolução da CPTrans prevê o limite de 11 anos de tempo de uso.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 21h50. Segundo a corporação, um homem de 40 anos foi atendido com ferimentos moderados e levado para o Hospital Santa Teresa.
Já o Samu atendeu a mais duas vítimas e não informou as identidades. Disse apenas que uma estava no carro e foi encaminhada também para o HST. Já uma terceira, estava no ônibus e foi levada para a Unidade Pré-Hospitalar Alcides Carneiro, no distrito de Pedro do Rio.
Os veículos colidiram de frente e a pista chegou a ficar interditada. O ônibus fazia a linha 711, que liga a Posse ao Terminal de Itaipava.
A Turp Transporte informou nossa equipe que está apurando as possíveis causas do acidente, envolvendo o ônibus que operava a linha 711 – Posse. Uma passageira ficou ferida e a empresa está prestando o suporte necessário.
A empresa ressaltou que o trecho do ocorrido, na Estrada União e Indústria, entre o Maanaim e Sumidouro, é um ponto crítico de acidentes, devido à falta de iluminação e a necessidade de melhorias na sinalização do trecho.
Sobre a questão do licenciamento, a Turp informou que, diante do parcelamento do IPVA para todos os veículos, liberado pelo Governo do Estado, o licenciamento do ônibus foi homologado somente esta semana. A empresa ainda esclarece que o ano da emissão da nota fiscal da carroceria do veículo, período em que foi concluída sua fabricação, foi em 2013, tendo sua operação iniciada somente em maio daquele ano.
A empresa ainda destacou que possui uma frota de ônibus, com média de vida útil de cinco anos e meio, “resultado de constantes investimentos em renovação e aquisição de ônibus zero quilômetro” e que entre 2021 e 2024 investiu R$ 46.721.150,57 na compra de ônibus novos.
A Turp também ressaltou que “possui um planejamento rigoroso, com protocolos e rotinas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva de todos os veículos, recebendo regularmente vistorias e fiscalizações da CPTrans”.
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