• Petrópolis tem em 2024 o pior saldo de geração de empregos desde 2021

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/fev 08:41
    Por Wellington Daniel | Foto: Maria Julia Souza/Tribuna de Petrópolis

    Petrópolis fechou 2024 com o pior saldo de geração de empregos formais desde 2021. É o que apontam dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quinta-feira (30), pelo governo federal. De janeiro a dezembro, a cidade registrou 30.154 admissões e 28.609 desligamentos, resultando em um saldo de 1.545 novos postos de trabalho.

    Na série histórica do Novo Caged, o resultado de 2024 só supera o de 2020, quando a pandemia levou ao fechamento de 3.470 postos de trabalho. Nos anos seguintes, o saldo de empregos sempre foi positivo, ficando acima de 2 mil vagas.

    O economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), Rodolpho Tobler, destaca que um dos pontos que podem explicar a queda é que, em anos anteriores, a cidade vivia uma recuperação da pandemia e das chuvas de fevereiro e março de 2022.

    “Acho que tem um fator aqui, que é muito importante, porque nos últimos anos, a gente passava por um momento de recuperação. Primeiro, da pandemia, e depois, também, da cidade. São fatores que ajudavam a ter um crescimento mais forte naquele momento. Depois de passar por um momento negativo, quando você está num nível de comparação mais baixo, é mais fácil ter um tipo de recuperação”, apontou.

    Apesar do resultado fraco, todos os setores registraram geração de vagas. O destaque foi para serviços, que abriu 908 postos de trabalho. Ao todo, foram 14.877 admissões e 13.969 desligamentos.

    “A gente tem observado que Petrópolis, cada vez mais, se consolida como uma cidade turística, conseguindo ser cada vez mais reconhecida no país. Todos esses eventos turísticos acabam atraindo recursos para a cidade”, disse o economista, complementando que acredita que o setor de serviços terá grande destaque na geração de empregos em 2025.

    Outro destaque no resultado de 2024 foi para a indústria, que criou 302 vagas de emprego. No entanto, em dezembro, o setor teve um forte resultado negativo, que também puxou o número da cidade, fechando 208 vagas.

    Além disso, em dezembro, todos os setores, com exceção do comércio, registraram resultado negativo, com um total de 393 vagas fechadas. Foi o pior resultado mensal de 2024.

    “O resultado de dezembro é natural que se tenha o fechamento de vagas, porque é uma questão sazonal. Dezembro, geralmente, é um momento de encerramento de vagas e acontece muito na indústria. É algo setorial, não é algo específico de Petrópolis, os dados nacionais também tiveram uma queda em dezembro”, explicou o economista.

    Tobler aponta que 2024 foi um ano favorável para o mercado de trabalho e a economia. No entanto, a tendência é que 2025 seja um ano mais desafiador, com um ritmo de geração de empregos menor, devido ao cenário econômico não muito favorável.

    “Isso passa também a ser um grande desafio para Petrópolis para avançar neste ano de 2025, conseguindo gerar mais vaga e ter um crescimento ainda acima”, afirmou.

    Leia mais notícias sobre Petrópolis:

    Últimas