• Procon fiscaliza venda de azeites adulterados em supermercados de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/10/2019 09:32

    O Procon Petrópolis realizou a segunda edição da operação Oliveira com a fiscalização de 33 lojas, de 14 redes de supermercados da cidade, para verificar se estão cumprindo a determinação do Ministério da Agricultura sobre a proibição da venda de lotes 2017 e 2018 de 32 marcas de azeite de oliva que foram considerados fraudados e impróprios para o consumo. Durante a ação dessa quarta-feira (9), a equipe de fiscalização não encontrou nenhuma irregularidade.

    Segundo o Ministério da Agricultura, 59 lotes apresentaram irregularidades. A mercadoria foi adulterada, apresentando fraudes feitas com mistura com óleo de soja e óleos de origem desconhecida. Os rótulos suspensos foram: Aldeia da Serra; Barcelona; Casa Medeiros; Casalberto; Conde de Torres; Dom Gamieiro; Donana; Flor de Espanha; Galo de Barcelos; Imperador; La Valenciana; Lisboa; Malaguenza; Olivaz; Olivenza;One; Paschoeto; Porto Real; Porto Valencia; Pramesa; Quinta da Boa Vista; Rioliva;San Domingos; Serra das Oliveiras; Serra de Montejunto; Temperatta; Torezani; Tradição; Tradição Brasileira; Três pastores; Vale do Madero; Vale Fértil.

    “Não encontramos dentro de todas as marcas produtos dos lotes 2017 e 2018. Isso mostra que o Procon vem atuando em tempo real nas demandas vindas diretamente do Governo Federal. É uma forma de inibir e coibir irregularidades e prejudicar de alguma forma a saúde do consumidor. Fica o alerta e quem puder ou encontrar o produto de azeite dessas marcas e puderem denunciar no Procon para ajudar na fiscalização, estaremos prontos para agir’, frisou o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.

    A equipe de fiscalização do Procon percorreu 14 redes de supermercados: Dib, Bramil, Petro Verde, Armazém do Grão, SuperSerra, Celma, Extra, SuperTere Frutas, Supermarket, Tá no Gosto, Multimix, ValleJu, Rede Economia e MegaDelli e todos cumpriam a determinação do Ministério da Agricultura.

    Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

    Últimas