Câmara de Vereadores se muda para Maringá
Ih, vocês sabiam que a Câmara de Vereadores não funciona mais ali no Palácio Amarelo, na Praça da Águia? Funciona na Rua Pioneira Maria Aparecida Araújo de Siqueira, 176, que fica no Loteamento Sumaré, um condomínio lá em Maringá, no Paraná. É o endereço que consta no Portal da Transparência da “nossa” Câmara.
Copia e cola
Seriam Maringá e Petrópolis cidades-irmãs? O que temos em comum com a cidade do norte do Paraná? A gente aposta que o que aconteceu foi o seguinte: como o Portal da Transparência da nossa Câmara é igualzinho o de Maringá contrataram a mesma empresa para desenvolver a página e colocaram o endereço dessa empresa ou do funcionário. E nunca ninguém trocou.
Premiado?
O portal da “nossa” Câmara de Vereadores é Medalha de Olho em transparência em seu site, prêmio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), feito divulgado com alarde. Imagina se não fosse…
Salários
Falando em legislativo, uma leitora da coluna entrou em contato para contar que está chocada. Chocada com os salários de cargos comissionados na Câmara de Vereadores. Diretores não ganham menos que R$ 11,5 mil. E são cargos comissionados, de livre nomeação dos vereadores. Enquanto isso, os comissionados, experientes e que colocam a coisa para girar…
Redução
Ainda no tema remuneração, teve gente que era da “cota” de vereadores que foram para o executivo e lá os salários são menores. Tá dando uma chiadeira daquelas.
ICMS 1
E o prefeito Rubens Bomtempo, depois de toda a lambança sobre o ICMS, resolveu explicar em suas redes sociais o procedimento que adotou começando pela mudança na legislação americana que fez a GE-Celma mudar a forma de informar suas mercadorias ao governo do estado. Isso, segundo Bomtempo, seria o ensejo para a ação que ele entrou na justiça contra a GE- Celma e deu no que deu. Ele quer que a gestão Hingo batalhe pelo aumento do ICMS.
ICMS 2
E Bomtempo já conseguiu um aliado: o vereador Dudu bateu no peito e defendeu o aumento da fatia do ICMS e anunciou que vai buscar o apoio do governador Cláudio Castro. Como onde há fumaça, há fogo, a gente pode apostar que o vereador e o ex-prefeito já deve ser sabedores de iniciativa da nova gestão que, sem alarde, vai tentar reverter o ICMS a nosso favor. No estilo moita e sem gastar por conta. Por isso, eles já querem garantir tirar uma casquinha. Vai que, né?
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 255 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Nova função
E como os Partisans adiantaram, Domingos Protetor, que seria suplente no lugar de Gilda Beatriz abdicou do cargo. A informação “oficial” de amigos mais chegados seria que ele precisa cuidar da saúde e, assim, iria ter um cargo no executivo. Ocorre que ele foi nomeado diretor de trânsito e planejamento da CPTrans, carguinho que dá uma dor de cabeça tremenda. Assim, o lance da saúde pode ser descartado. O que rolaria seria pressão para não ser mais do legislativo por conta da investigação em curso no Ministério Público. Como se não fosse sobrar pra Câmara também.
Suplente assume
No lugar de Domingos Protetor, assume o segundo suplente, Henrique Laranja. Vem com a missão de descer a ripa na base de Bomtempo. Meia base, né? Porque Damaceno já pulou do barco. O embate pode ser só com Léo França mesmo. Talvez, Lívia Miranda.
Não rola
Domingos Protetor ambicionava ser Secretário de Meio Ambiente. Não vai rolar. Mesmo porque Baninho, o titular da pasta, tem ligação direta e estratégica com Bernardo Rossi, o manda-chuva do setor no Estado. Essa, digamos, facilidade de comunicação não vai ser mexida.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br