Atividade na Praça D. Pedro vai alertar sobre os cuidados com as doenças inflamatórias Intestinais
Domingo (13/10) será dia de alertar e conscientizar sobre os cuidados com os sintomas das doenças inflamatórias intestinais. O tema será tratado em evento na Praça D. Pedro, entre 9h e 13h, onde as ações de saúde serão intercaladas com atividades de esportes e de lazer. Médicos, psicólogos e profissionais de saúde estarão no local oferecendo orientações e atendimentos para o esclarecimento de dúvidas, além de aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
A proposta é oferecer esclarecimentos, mas principalmente promover uma ação que contribua para a melhoria da autoestima das pessoas que já possuem o diagnóstico da doença. “Nossa rede está preparada para o cuidado desses pacientes e buscamos alertar sobre os sintomas, pois o cuidado preventivo é de grande importância para a manutenção da qualidade de vida das pessoas”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, lembrando que o município conta com ambulatório de especialidade no Hospital Alcides Carneiro para o cuidado e acompanhamento dos pacientes diagnosticados com alguma das doenças inflamatórias intestinais, como Crohn e Retocolite.
De acordo com o coordenador do evento, o gastroentereologista José Francisco da Silva Vieira, também responsável pelo ambulatório do HAC, Petrópolis acompanha o índice mundial de incidência das doenças inflamatórias intestinais. De acordo com o médico, a estimativa é de que uma proporção entre 0,5 a 10 pessoas, para cada 100 mil habitantes por ano, desenvolvam uma das doenças inflamatórias intestinais – retocolite ou crohn. “Um grande fator que garante os bons resultados no tratamento é a identificação precoce e todas as ações que têm sido realizadas para alertar sobre a doença têm contribuído para que as pessoas fiquem mais atentas aos sintomas e busquem o cuidado logo nos primeiros sintomas”, ressalta o médico.
Além de ações pontuais como a que será realizada no domingo, também são reforçadas as atividades de conscientização no mês de maio, período de intensificação do alerta sobre a doença. Anualmente é realizada a caminhada do Maio Roxo na cidade, que atrai mais de 300 pessoas em cada edição. Durante as ações de alerta para a doença, são dadas orientações e é feita a distribuição de material informativo em que são destacados alguns dos sintomas que devem sinalizar a necessidade da avaliação de um especialista.
Dor abdominal, diarreia, aftas orais, dores articulares, manifestações oftalmológicas e dermatológicas são alguns dos sintomas das doenças inflamatórias intestinais. “As ações de orientação são feitas com o intuito de garantir um cuidado preventivo com a saúde. Nossa rede está preparada para o cuidado das doenças inflamatórias intestinais”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.
Para ser atendido pela rede especializada no município, o paciente que tiver sintomas similares aos das doenças inflamatórias intestinais passa por avaliação pelos profissionais nas unidades de saúde da rede. Havendo indícios dos casos, os pacientes são encaminhados para o ambulatório da especialidade, onde passam por avaliação e são encaminhados para a realização de exames específicos para o diagnóstico definitivo. “Essa é uma doença que não tem cura, de caráter crônico, que precisa ser controlada com uso de medicamento e ter acompanhamento rotineiro com especialista”, destaca o médico José Francisco da Silva Vieira.
Leia também: Homens representam 1% do total de casos de câncer de mama no Brasil