Sete meses após o incêndio de grandes proporções que atingiu um casarão histórico na Rua do Imperador, afetando também o prédio ao lado, as obras para reconstrução e recuperação dos imóveis atingidos seguem sem previsão de serem iniciadas. Os projetos ainda passam por alterações e são acompanhados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), responsável pelo tombamento dos imóveis.
Segundo o Inepac, o órgão recebeu os projetos para reconstrução e recuperação dos imóveis atingidos pelo incêndio. Em relação ao imóvel parcialmente atingido pelas chamas, o Instituto informou que o projeto de recuperação da cobertura recebeu a aprovação do órgão, restando ainda a apresentação, por parte do proprietário, do projeto de recuperação da fachada, “conforme período estabelecido pelo Instituto.”
Já em relação ao imóvel completamente atingido pelo incêndio, o Inepac informou que os responsáveis técnicos estão atualizando o projeto para atender a algumas exigências dos órgãos responsáveis pela proteção do imóvel.
“Tratando-se de uma reconstrução, tal assunto é analisado com bastante critério pelo Instituto, onde os proprietários e profissionais envolvidos estão empenhados para o cumprimento das exigências e orientações realizadas”, informou o Inepac.
Em relação ao início das obras nos imóveis, o Inepac esclarece que as intervenções serão iniciadas somente após a aprovação do projeto de reconstrução do imóvel pelos órgãos de tombamento responsáveis e a concessão do Alvará de Obra concedido pela Prefeitura. Todas as etapas para as reconstruções estão sendo acompanhadas por técnicos do Inepac, que fornecem as informações necessárias para que os imóveis possam ser reintegrados.
Além do processo de acompanhamento e aprovação dos projetos, o Inepac reforçou que acompanhará todo o andamento das obras, para que sejam atingidos os critérios necessários de qualidade. O órgão ressaltou ainda que em caso de descumprimento das determinações, o Instituto entrará com as medidas legais necessárias em conjunto com o Ministério Público Estadual.
Imóveis foram tombados em 1998
O casarão onde as chamas se iniciaram tem a construção datada do início do século XX. Já o imóvel ao lado, também atingido pelo incêndio, foi construído em meados do mesmo século. De acordo com o Inepac, os dois imóveis receberam tombamento definitivo pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 1998, e integram a área de tutela do Conjunto Urbano-Paisagístico da Rua do Imperador.
Clínica afetada por incêndio passa a funcionar em novo endereço
A clínica Intensa Odontologia de Resultados foi uma das afetadas pelas chamas. O espaço teve um prejuízo estimado em mais de R$ 1 milhão, segundo os sócios administradores, o casal de dentistas, Dr. Vítor Pinheiro e Drª Thais Pinheiro.
Com o suporte de amigos, familiares e petropolitanos que abraçaram a causa, os proprietários da clínica tornaram real o desejo de voltar ao próprio consultório. Depois de alguns meses de atendimentos temporários em um espaço cedido, a clínica reabre suas portas em nova localização, no Centro Empresarial do Shopping Pátio Petrópolis, agora com o nome de Intensa Odontologia Afetiva.
“Todos nós estamos sujeitos a imprevistos, mas a solidariedade e a fé são forças que nos ajudam a recomeçar. Uma coisa que nos marcou muito foi que, desde o dia do incêndio, centenas de pessoas que nos procuraram, entraram em contato ou que nos encontravam, sempre citavam um texto da bíblia que diz: ‘a glória da segunda casa será maior que a da primeira’, o que para nós sempre foi claro como uma mensagem de Deus para não desistir”, explica o casal.
Relembre o caso
Na manhã do dia 14 de junho, um imóvel localizado na Rua do Imperador pegou fogo após a explosão de um botijão de gás em uma loja. As chamas se alastraram, atingindo outras lojas, o prédio ao lado e uma área de mata. O combate ao fogo durou cerca de cinco horas, sendo necessária a atuação de bombeiros de grupamentos de outros municípios. Algumas lojas, como uma sapataria que ficava no primeiro andar, foram totalmente destruídas. No mesmo dia, após as chamas serem controladas, a fachada do imóvel cedeu. Ninguém ficou ferido na ocorrência.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: