• RPAs: pode passar de 3 mil os contratados de forma provisória pela Prefeitura

  • 17/jan 04:17

    O prefeito Hingo Hammes prometeu na campanha, e confirmou após as eleições, que vai abrir o caixa preto da prefeitura para a gente saber coisas como o real endividamento do município, que seria de R$ 1,4 bilhão. Entre os malfeitos que pretende mostrar, um chama a atenção: a quantidade de pessoas contratadas de forma provisória, mas que acabam se eternizando, para os quadros da gestão pública municipal. Nem o concurso da Educação colocou fim nos terceirizados, tanto que a prefeitura tenta contratar 1,9 mil profissionais por uma empresa a ser licitada, contrato de R$ 107 milhões por um ano. Existiriam perto de 1,1 mil RPAs na Educação e pelo menos mais mil na Saúde e outro tanto igual na Assistência Social. Esses RPAs são à parte porque ainda há os cargos comissionados, algo em torno de 750.

    Podia ser diferente

    Já imaginou se a gente fosse uma cidade normal em que uma nova gestão não precisasse fazer o básico que estava atrasado tendo até de recolher lixo nas ruas e acertar pagamentos? Se uma nova gestão começasse com as contas em dia e o arroz com feijão feito? Não se perdia tempo. Porque a concorrência, que pegou a casa arrumada, vai nos deixar pra trás. Vai vendo.

    A Praça dos Expedicionários, no Centro Histórico, amanheceu ontem sem algumas das palmeiras que ali residiam. A poda radical, feita pela prefeitura, teria sido decidida por conta da condenação dos exemplares. Fez dois anos em outubro, que a prefeitura anunciou que estava atualizando o inventário botânico de 16 ruas além de praças do Centro Histórico. Talvez esses exemplares suprimidos façam parte do estudo. O que a gente não entende é porque se faz o estudo e não trata das árvores de acordo com o plano de manejo.

    Não custa avisar

    Longe de a gente desiludir nossos queridos políticos, mas todo mundo tá vendo que coisinhas que vocês não querem dar visibilidade estão sendo postadas nos stories das redes sociais. Mas uma galera da oposição tá ligada, baixando os vídeos e botando para rodar no zap! De nada!

    Procons podem ter mais força

    Teve aprovação na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados proposta que atribui força de título executivo extrajudicial a acordo assinado por fornecedor, consumidor e conciliador, além de duas testemunhas, diante de órgãos ou entidades de defesa do consumidor. Trocando em miúdos, os Procons poderão executar acordos sem necessidade de ação judicial, se consumidor e a parte que negligenciou o negócio entrarem em acordo. Ainda precisa ir a plenário.

    Só falta um

    Lembra que a gente fez um desafio no final do ano passado perguntando quantos vereadores não reeleitos iriam ficar na chuva sem uma nomeação em algum cargo público? Pois então: apenas Mauro Peralta ainda está de fora.

    Essa é de doer

    Vamos contar da mesma maneira que ouvimos: um então candidato a prefeito “recebeu” apoio de uma raposinha da política petropolitana. Ele foi convencido que era o candidato deste ser bem astuto que, na verdade, estava apoiando outro nome. Pois bem. O tal incauto “recebeu” equipe e recursos para tocar sua campanha, tudo fake. Com o resultado nas urnas é que caiu a ficha. Seria o feitiço virando contra o feiticeiro, mago das fakes? Porque foi uma vingancinha, né?

    Expo Agropecuária

    Está na pauta da gestão Hingo Hammes o retorno da Exposição Agropecuária no Parque de Exposições, em maio. A última, e bem sucedida edição, foi em 2019, na gestão Bernardo Rossi. Depois veio pandemia e saiu da programação. Bomtempo, por sua vez, assumiu e não quis retornar com a festa.

    A gente falou aqui ontem do estado do Relógio das Flores e a Comdep já está dando uma guaribada. Mas, vamos guardar os elogios para quando estiver florido.

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 246 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Alguém acode

    Quando for fazer tapa-buraco não teria assim uma sobrinha de asfalto para colocar na Avenida Portugal, no Valparaíso, a rua do SMH-Beneficência? Porque o doente que chega lá de ambulância agrava passando por aquela buracada. A gente reclamou que a rua do Hospital Unimed também era assim e Bomtempo deu uma pavimentada lá que tá um tapete.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas