Janeiro chegou e as promoções típicas desta época que tomam conta do comércio varejista já estampam as vitrines das lojas. Para o consumidor, uma chance de comprar as peças desejadas, e para os lojistas, a oportunidade de renovar os estoques. Segundo o Sicomércio Petrópolis, as liquidações típicas do início do ano fortalecem a economia e impulsionam o setor.
Vale salientar que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê um crescimento de 1,9% para o setor do comércio em 2025, impulsionado pela recuperação consistente do mercado de trabalho e pelos níveis históricos da massa de rendimento das famílias.
“Importante destacar que o comércio é um grande propulsor da economia petropolitana, responsável pelo sustento de muitas famílias e, para que esse setor continue empregando, o petropolitano pode e deve comprar nas lojas da nossa cidade. Desta forma, o dinheiro circula no nosso município, favorecendo outros setores”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
Ainda segundo a CNC a previsão para 2025 sucede um ano de bons resultados: o comércio varejista restrito acumulou alta de 5% em 2024 até novembro, enquanto o ampliado registrou crescimento de 4,4%, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 09 de janeiro. A CNC projeta um crescimento de 4,7% no varejo ampliado até o fim de 2024.
“O comércio petropolitano segue resiliente, enfrentando desafios como a incerteza da economia global e juros elevados, um cenário percebido por todos. No entanto, o fortalecimento do consumo das famílias, a reinvenção das marcas que passaram a vender também pelas redes sociais e plataformas e estão realizando atendimento especializado, mostram que as formas de consumo mudaram e as vendas precisam ser constantemente atualizadas para fidelizar o cliente”, confirma Marcelo Fiorini.
Funcionamento nos feriados
O Sicomércio Petrópolis ressalta, ainda, a importância da homologação do termo de funcionamento das lojas petropolitanas nos feriados de 2025.
“Nos feriados a tendência é de que as pessoas realizem com mais calma as suas compras, o que pode ser convertido em um maior gasto. A partir de um entendimento entre os dois sindicatos, o patronal e o dos funcionários, há a possibilidade de abertura na maioria dos feriados mediante a homologação do termo de funcionamento. Importante que o empresário se prepare e leve a documentação para o Sicomércio com antecedência”, completa Marcelo Fiorini.
Durante todo o ano, há apenas quatro datas em que o comércio não pode abrir: 1º de janeiro; 1º de maio; dia do trabalhador no comércio (3ª segunda-feira de outubro); e 25 de dezembro.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: